Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Formação

    A formação profissional é um elemento crucial no desenvolvimento das organizações, revelando-se de extrema importância na atividade exercida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, uma vez que se trata de um organismo com representação em todo o país e a nível internacional através de acordos de parceria com outras entidades como a CEPOL, EUIPO, EUROPOL, DG SANTE, bem como no âmbito da Cooperação Internacional.

    A formação assume um papel crucial no cumprimento das metas e objetivos da ASAE, através de uma aposta na qualificação e atualização dos seus recursos humanos, promovendo de forma sistemática e contínua a melhoria das competências profissionais e a atualização dos conhecimentos dos seus colaboradores.

    Neste contexto a formação da ASAE abrange, para além de ações de formação a nível nacional e internacional, estágios curriculares e Sessões de Formação e Informação Pública.

    Anualmente é realizada uma análise organizacional e estratégica da Formação com base um Diagnóstico de Necessidades de Formação que permite identificar as áreas que carecem de uma atualização ou reciclagem de conhecimentos e desenvolvimento de competências, de forma a garantir que o desempenho dos colaboradores vá de encontro às necessidades operacionais de cada Unidade Orgânica.

    Toda a área da formação assenta no ciclo formativo abaixo representado.

     

    Formação


    Ao longo dos anos a formação tem sido uma vertente importante, conforme os quadros a seguir o demonstram.

                                                                    
                                                                 Nº de Ações de Formação

    Nº Ações de Formação - 2014-2017

                                                                         Execução Física
    Execuçao Física - 2014-2017


    Não obstante os apreciáveis resultados entre 2014 e 2017, o decréscimo do número de ações de formação realizadas que se verifica a partir de 2015 e consequentemente número de formandos tem como causa o términus do programa de financiamento do Fundo Social Europeu (Programa Operacional de Potencial Humano), que resultou numa perda de capacidade financeira para a área da formação. Situação que se altera positivamente em 2017.


    Formação nacional

    A ASAE organiza ações de formação, workshops e seminários numa estratégia ativa de qualificação e atualização dos seus recursos humanos, promovendo de forma sistemática e contínua a melhoria das competências profissionais e a atualização dos conhecimentos dos seus colaboradores, realizada de uma forma descentralizada, uma vez que se encontra representada por todo o país.

    Na execução das suas formações, para além das organizadas internamente, a ASAE também promove a colaboração com outros Organismos/Entidades competentes com vista à troca de informação e de experiências.

    O acesso à formação é feito através do envio da ficha de inscrição, devidamente autorizada, para o seguinte correio eletrónico: formacao@asae.pt



    Estágios curriculares

    »  Ver mais


    Formação Internacional

    A ASAE através da celebração de protocolos de cooperação e de parceria com vários organismos da Comissão Europeia promove aos seus colaboradores o acesso a cursos, programas de Intercâmbio no seio da Comunidade Europeia.

    • CEPOL - European Union Agency for Law Enforcement Training   »  Ver mais 

    • EUROPOL 

    • EUIPO - European Union Intellectual Property Office 

    • DG SANTE - Directorate-General for Health and Food Safety



    Sessões de Formação e Informação Pública

    »  Ver mais 

     

    ASAE, maio 2018

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    66