Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Comando Nacional de Operações de Socorro

    A ASAE atenta a sua missão e atribuições ao nível da avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e da segurança na vertente alimentar e económica está representada no Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), cuja coordenação compete à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Esta participação prende-se com a pertinência da ASAE se articular e participar no âmbito das suas valências com as restantes entidades e instituições de âmbito nacional, consideradas necessárias às operações de proteção e socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe.

    Note-se que a articulação entre os vários stakeholders é potenciada pela infraestrutura comunicacional comum que a ASAE integra, no caso o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Este sistema tem como objetivo responder adequadamente às necessidades das forças de segurança e da proteção civil na sua atuação diária ou, por maioria de razão, em cenários de emergência.

    Neste contexto de cooperação, a ASAE tem um oficial de ligação nomeado e participa regularmente no Briefing Técnico-Operacional Nacional semanal, organizado pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da ANPC.

    A ASAE possui um canal de comunicação 24h/24h, 365 dias/ano, com o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) de modo a acionar os meios necessários a eventuais ocorrências. Esta realidade é por demais evidente nas situações de toxinfeções alimentares, que constituem um aspeto determinante de saúde pública e em que após comunicação pelo CNOS, a ASAE intervém o mais rapidamente possível, de modo a recolher indícios que permitam aferir a sua origem, imputar as eventuais responsabilidades e, primordialmente, controlar os efeitos nefastos correlacionados com estes factos.

    Cumulativamente, do ponto de vista preventivo, no âmbito da proteção civil, têm existido ações concertadas entre a ASAE e as restantes entidades em grandes eventos, como foi exemplo a visita de Sua Santidade o Papa Francisco ao Santuário de Fátima, por ocasião do Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em maio de 2017.



     
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66