Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Núcleo Museológico de Vimioso

    Núcleo Museológico de Vimioso

    Por ocasião do 12º aniversário da ASAE, em plena raia transmontana, a escassos quilómetros da fronteira com Espanha, e em frente de Alcanices e Zamora, foi inaugurado pelo Inspetor-geral da ASAE, e pelo Presidente do Município, o "Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização", um projeto concebido pelo Professor Doutor Pedro Dias, Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra.

    Núcleo Museológico de Vimioso

    A linha expositiva é iniciada com uma história da região e do Concelho de Vimioso, desde o período da romanização até ao século XX, dado que este território foi sempre ponto de passagem entre Castela e Portugal, não só para a transumância, que se fez desde há dois milénios, como para a passagem de mercadorias, o fluxo de migrantes e, mais recentemente, desde meados do século XIX, de contrabando, que atingiu o seu ponto alto, na década de quarenta do século XX e nas décadas subsequentes, até à entrada dos dois estados peninsulares na UE.

    Núcleo Museológico de Vimioso

    São apresentados textos e imagens que revelam esta realidade, e foi realizado um pequeno filme que mostra o Concelho, nos nossos dias, a sua geografia e os testemunhos monumentais que se conservam. Um segundo ponto de interesse é a reconstituição de um escritório da IGAE, em meados do século XX, bem como a mostra de muito material usado, quer nos seus serviços administrativos quer nas ações de fiscalização.

    O andar superior é dedicado ao momento trágico do racionamento e da fiscalização durante a II Grande Guerra, e também a ação atual da ASAE, desde a formação dos seus quadros até à colaboração internacional, documentando-se em fotografias, painéis gráficos, entre outros. Igualmente, estão expostos bens de uso e de consumo, das mais variadas espécies, apreendidos durante as ações de fiscalização, por todo o País.

    Núcleo Museológico de Vimioso

    O "Memorial" está preparado para, de forma clara e simples, mostrar ao público em geral, mas sobretudo a alunos das escolas e universidades, o que foi a região, as questões ligadas ao contrabando, que aqui teve um enorme peso económico e social e, naturalmente, a ação da ASAE.
    Núcleo Museológico de Vimioso

    Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização
    Praça Conselheiro Eduardo Coelho, nº 4
    5230-315 Vimioso
    Tel. 273 518 120



    ASAE, maio 2018

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66