Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Opinião dos Nossos Parceiros - 2023


Entidades da Administração Central

Entidades da Administração Regional

Entidades da Administração Local

Entidades Internacionais

Entidades Particulares / Cidadãos (ãs)


Entidades da Administração Central



  • O COMANDO TERRITORIAL DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA EM AVEIRO
    Na pessoa do Comandante vem gradecer:

• O apoio inexcedível prestado pelos elementos da Unidade Regional do Norte da ASAE, aquando da realização das buscas domiciliárias e não domiciliárias desenvolvidas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Aveiro, em março de 2023, realçando a preciosa colaboração dos elementos desse serviço, mormente pela experiência, especificidade de conhecimento e total cooperação, demonstrando um elevado profissionalismo, contribuindo significativamente para a fulcral angariação de meios de prova para o processo de investigação em curso.

• Toda a colaboração prestada, bem como a disponibilidade demonstrada desde o início, na ação conjunta realizada, relativamente ao alvo “Rota da China”, na cidade de Aveiro, para inspeções no âmbito da contrafação.

  • A UNIDADE NACIONAL CONTRA - TERRORISMO, 2.ª SECÇÃO REGIONAL DE COMBATE AO BANDITISMO
    Vem expressar, com gratidão, em nome da Policia Judiciária, a disponibilidade, o esforço, a colaboração e a entrega de todos os funcionários da ASAE, que participaram na “Operação BELÉM”, do dia 17 de julho, patrocinada pela EUROPOL e sob coordenação do EUROJUST, no âmbito de um inquérito com investigação de factos de prática de eventuais crimes de auxilio à imigração ilegal, tráfico de seres humanos, falsificação, branqueamento, entre outros. Vem expressar ainda, que a capacidade de trabalho, conhecimento e resistência demonstrada, concorreram para que os objetivos da operação tivessem sido atingidos com êxito, enaltecendo, a excelência de todos os intervenientes da ASAE que participaram, quer nas diligências operacionais quer na coordenação da ação. 




  • A DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
    Agradece à ASAE, a participação e disponibilidade para a abordagem sobre a temática da Destruição e Circulação Ilícita de Bens Culturais na sessão de sensibilização realizada.


Entidades da Administração Local



  • A VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA
    Vem manifestar o seu profundo agradecimento pela forma como a ASAE esteve disponível e acessível para participar no evento, naquele que foi o primeiro “Braga Sport Summit”, tendo sido fundamental para o sucesso do mesmo, dando o seu testemunho e partilhando experiências. 

  • A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR
    Vem agradecer a generosa participação na Conferência “Defender o Consumidor no Século XXI” que decorreu na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca.




  • O IGAE DE CABO VERDE
    Na pessoa do Senhor Inspetor-geral, vem agradecer à ASAE pela forma como foi recebido e tratado, agradecendo em particular, ao Subinspetor-geral, pela paciência e disponibilidade, bem como aos Diretores e Chefes de Serviços que disponibilizaram o seu tempo para responderem às questões e explicações solicitadas.



  • A FUNDAÇÃO ADFP, ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
    Vem agradecer à ASAE a doação de vários tipos de enchidos apreendidos como produtos não conformes com o intuito de serem utilizados para consumo dos animais existentes no Parque Biológico da Serra da Lousã. 

  • A CRATO POR TUDO, 4G – CLDS
    Na sequência da visita realizada aos Laboratórios da ASAE, agradece o interesse e disponibilidade pela forma como tão bem foram acolhidos, acreditando que estas são experiências enriquecedoras para os jovens e que poderão fazer toda a diferença no seu percurso pessoal e profissional.

  • A CB BRAND PROTECTION
    Em nome do Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube do Porto, vem agradecer à ASAE a fiscalização em Leiria, em janeiro, do jogo da final entre aqueles duas equipas de futebol, na qual o efetivo inspetivo presente demostrou sempre um enorme empenho e profissionalismo em tudo dignificando a ASAE e a sua missão.

  • A FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
    Agradece o contributo da ASAE para o sucesso da aula dada na Unidade Curricular de Avaliação de Risco em Segurança Alimentar I, do Mestrado em Segurança Alimentar que correu bastante bem, tendo os alunos feito comentários bastante positivos sobre a mesma. 

  • A DIREÇÃO DA AGEFE
    Renova os agradecimentos à ASAE por ter honrado com a sua colaboração e pelo cuidado e qualidade das intervenções no Encontro AGEFE de Eletrodomésticos, Eletrónica de Consumo e TIC, realizado em Lisboa.

  • A FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA
    Na pessoa do Prof. Miguel Oliveira Cardo, agradece à ASAE, pela disponibilidade e excelente participação em ministrar os temas “Planos analíticos de apoio ao Controlo oficial. Contraordenações e infrações criminais” no âmbito da Unidade Curricular: Controlo Oficial na Cadeia Alimentar do Mestrado em Segurança Alimentar.

  • A ESCOLA DE CRIMINOLOGIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO PORTO
    Vem agradecer a disponibilidade que a ASAE revelou ao participar na Conferência sob o tema "Novos Desafios à Investigação Criminal sobre Crime Organizado", enriquecendo significativamente a qualidade deste evento.

  • A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA BAIRRADA (ACIB)
    Agradece a constante disponibilidade em ajudar nas sessões e também nas dúvidas que vão surgindo ao longo do trabalho diário, tendo os participantes avaliado a sessão como muito satisfatória, assim como o desempenho do orador que foi muito esclarecedor em todas as questões que foram colocadas ao longo da sessão, estando esta muito bem estruturada e tocando em todos os pontos que tinham sido solicitados.

  • A EVERYTHING IS NEW
    Vem dar os parabéns à ASAE pelo trabalho magnífico que efetuou em Coimbra nos 4 dias dos concertos dos Coldplay, tendo toda a equipa realizado um excelente trabalho, tendo sido incansáveis e muito eficazes.

  • A DIREÇÃO AHRESP
    Do Distrito de Setúbal, expressa o profundo agradecimento pelo maravilhoso encontro que foi proporcionado pela presença da ASAE, contribuindo para o sucesso do evento, num formato efetivamente diferente do habitual, mais cronometrado, tendo sido recebidos feedbacks extremamente positivos por parte dos Associados e restantes participantes, pelo facto de ter sido possível esclarecer diversas questões, tendo a exposição proporcionado equilíbrio e reflexão.

  • A UNIVERSIDADE DA MAIA
    Vem expressar os maiores e mais sinceros agradecimentos pela intervenção da ASAE, na Semana da Criminologia, tendo sido uma intervenção excecional e que muito conhecimento agregou aos estudantes e a todos os interessados na área que estiveram presentes. 

  • A DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ÓPTICOS
    Vem congratular a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no âmbito das suas funções de inspeção, por ter levado a cabo um conjunto de ações de fiscalização aos estabelecimentos de óptica, relativamente à Declaração de Conformidade de Óculos de Sol, conforme o Regulamento (UE) 2016/425 em matéria de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contribuindo para a aplicação dos procedimentos legais existentes e apresentar a sua disponibilidade em colaborar no âmbito desta e/ou de futuras iniciativas referentes aos EPI, salientando que todo o trabalho realizado por parte da ASAE é de extrema importância.

  • A ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS LICENCIADOS DE OPTOMETRIA
    Vem felicitar a recente ação da ASAE na fiscalização das declarações de conformidade dos equipamentos de proteção individual oftálmicos no contexto da implementação do Regulamento Europeu 2017/745 sobre os Dispositivos Médicos com e sem finalidade terapêutica e do Regulamento 2016/425 sobre os equipamentos de proteção individual, com aplicação do Decreto-Lei n.º 118/2019.

  • A FLAMAGAS, S.A.
    Vem expressar sincera gratidão pelo trabalho realizado pela ASAE desde 2021 relativamente ao problema da falsificação, nomeadamente dos famosos isqueiros “CLIPPER”, realizando intervenções que resultaram na apreensão de milhares de unidades falsificadas, destacando a total predisposição e elevado profissionalismo com que tem investido recursos na prospeção de potenciais fornecedores com foco determinado na obtenção de uma solução final.

  • A CASA DO AZEITE – ASSOCIAÇÃO DO AZEITE DE PORTUGAL
    Vem agradecer formalmente a disponibilidade da ASAE em receber a Comitiva da FAO, tendo sido um momento de partilha de experiências excelente, o que muito dignifica o trabalho e a imagem da ASAE.

  • A OMD – ORDEM DOS MÉDICOS DENTISTAS
    Vem congratular-se com as iniciativas desencadeadas pela ASAE no âmbito do combate à usurpação de funções de atos médicos relacionados com a prática de atos de medicina estética em estabelecimentos como clínicas de estética, salões de beleza ou mesmo cabeleireiros, valorizando e apoiando veementemente o trabalho realizado e considerando a sua atuação na fiscalização e repressão dessas práticas ilegais como garantia da competência e segurança dos profissionais, mas também da confiança dos pacientes e da proteção da saúde pública.

  • A AHRESP – ASSOCIAÇÃO DA HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E SIMILARES DE PORTUGAL
    Vem agradecer à ASAE pela disponibilidade e colaboração na realização da Sessão de Esclarecimento dedicada aos estabelecimentos de restauração e similares inscritos na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, tendo sido uma importante iniciativa, na qual foram identificados e abordados os principais aspetos ao nível da segurança alimentar a ter em atenção durante o referido evento.


  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66