Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

IDCRISIS – Capacitação Nacional para Resposta a Crises Alimentares

No âmbito do Programa COMPETE 2020 – Aviso N.º 02/SAMA2020/2018, está em curso no Laboratório de Segurança Alimentar (LSA) de ASAE, desde 2020, o projeto “ID Crisis- Capacitação Nacional para Resposta a Crises Alimentares ” que abrange várias unidades laboratoriais do LSA. Com a aquisição e instalação de vários Sistemas Tecnológicos de diversas tipologias que funcionarão em rede, permite-se a produção de dados passíveis de integração em outras redes, contribuindo  a ASAE, neste contexto, para o reforço da segurança alimentar em Portugal e em todo o espaço Europeu.

IDCRISIS – Capacitação Nacional para Resposta a Crises Alimentares

O Laboratório de Bebidas e Produtos Vitivinícolas, no âmbito deste projeto, instalou um sistema analítico que permite dosear os teores de aldeídos e ácidos existentes nas aguardentes velhas provenientes do estágio em madeira (cascos de carvalho…). Esses compostos são: Furfural, 5-Metilfurfural, Vanilina, Seringaldeído, ácido gálico, ácido elágico, ácido vanílico e ácido seringíco. A aquisição ocorreu em 2022, encontrando-se em fase final de validação do método de análise aplicável. 

Esta implementação é de grande importância para as competências da ASAE, nomeadamente no âmbito de deteção de fraude em aguardentes velhas, produto “premium” e de elevado valor económico.

No que respeita à unidade laboratorial de Microbiologia e Biologia Molecular (LM) foram adquiridos três Sistemas Tecnológicos aguardando-se, para breve, a conclusão da aquisição do Lote  referente à Sequenciação de ADN.

Os Sistemas Tecnológicos correspondentes aos:

Sistemas PCR + Sistema análise de ácido nucleico de vírus,  Espaços de incubação e Sistemas termorregulados foram  instalados e já se encontram em funcionamento e utilização.

 
IDCRISIS – Capacitação Nacional para Resposta a Crises Alimentares

Neste momento, estão a decorrer ensaios de implementação da Deteção de Norovírus por RT-PCR em tempo real em amostras de frutos vermelhos.

Com a aquisição da totalidade dos lotes e implementação de novos métodos de ensaio no âmbito deste projeto o LM irá melhorar a sua capacidade de resposta a crises alimentares - toxinfeções alimentares e deteção de fraude, bem como contribuir para que o controlo dos alimentos à disposição do consumidor seja ainda mais eficaz.

A unidade laboratorial de Físico Química passou a dispor, de um sistema analítico para determinações dos teores de aditivos como sejam conservantes (ácido benzoico e ácido sórbico), edulcorantes (aspartame, acessulfame K, Sacarina e ácido ciclâmico), cafeína e ainda contaminantes na forma de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (PAHs). Após a necessária implementação de métodos e sua validação, este sistema revelou uma excelente eficiência na produção de dados, no âmbito da segurança alimentar. Em outubro de 2022 este sistema é já responsável pela produção de mais de 600 dados de controlo oficial, resultantes do processamento de cerca de 180 amostras. 

 
IDCRISIS – Capacitação Nacional para Resposta a Crises Alimentares

Mais recentemente, em setembro de 2022, ficou disponível um outro sistema tecnológico, que recorre a uma nova tecnologia ( GS-MS QQQ) e que se encontra em fase de implementação e validação, havendo já dados desse processo em cerca de 20 amostras. Este sistema permitirá a aquisição de dados de contaminantes de processamento de géneros alimentícios que, até à data, não podiam ser produzidos, constituindo a sua aquisição um enorme salto qualitativo na prevenção de crises e garantindo, de forma mais abrangente, a segurança alimentar dos géneros alimentícios disponíveis ao consumidor nacional.

Prevê-se que o projeto, num total de 7 Lotes, esteja concluído em 30-6-2023, tornando assim a resposta nacional a crises alimentares mais eficaz e eficiente.



ASAEnews nº 127 - novembro 2022


 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66