Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Relatório Anual de Zoonoses na União Europeia “One Health 2022”


Relatório Anual de Zoonoses na União Europeia “One Health 2022”


A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) publicaram o seu último “The European Union One Health 2022 Zoonoses Report”. 

Este relatório apresenta os resultados das atividades de vigilância e monitorização de zoonoses realizadas em 2022 em 27 Estados-Membros (EM), no Reino Unido (Irlanda do Norte) e em 11 países terceiros.

A campilobacteriose e a salmonelose foram as doenças zoonóticas mais frequentemente notificadas em seres humanos na UE em 2022. No entanto, o número de casos foi ainda inferior ao registado durante os anos pré-pandémicos de 2018-2019.

Relativamente ao vírus do Nilo Ocidental, observou-se um aumento do número de infeções. 

O número de casos notificados de campilobacteriose, que é a zoonose mais frequentemente notificada, permaneceu estável em 2022, em comparação com o ano anterior, com 137.107 casos. A carne de frango foi a principal fonte das infeções.

A salmonelose foi a segunda doença zoonótica mais notificada, com 65.208 casos em 2022, em comparação com 60.169 em 2021. No entanto, dezanove Estados-Membros e o Reino Unido (Irlanda do Norte) atingiram com êxito todos os objetivos estabelecidos para a redução de Salmonella nas aves de capoeira. Este é o número mais elevado desde 2018, quando 14 Estados-Membros cumpriram todos os objetivos - um marco nos esforços coletivos para combater as doenças zoonóticas e proteger a saúde pública.

Ole Heuer, Chefe da Secção de Doenças de Importância Epidémica do ECDC, afirmou:

"O número de casos humanos notificados relativamente às duas doenças mais comuns transmitidas por alimentos continua a ser inferior ao registado antes da pandemia". "No entanto, dado o impacto destas infeções na saúde humana, é necessária uma maior vigilância e esforços para reduzir o número de casos."


Aumento das infeções pelo vírus do Nilo Ocidental

O ano de 2022 registou o segundo maior número de casos de infeções pelo vírus do Nilo Ocidental na UE (1.133 casos), sendo 2018 o ano com o número mais elevado até à data (1.612 casos). Estes números elevados sem precedentes podem ser causados por condições climáticas mais favoráveis à atividade dos mosquitos.

"As alterações climáticas estão a aumentar o surto de doenças transmitidas por vetores. É por isso que, atualmente, uma abordagem "One Health" que integre as avaliações dos riscos para os seres humanos e para os animais é o caminho a seguir", afirmou Frank Verdonk, Chefe da Unidade "Riscos Biológicos e Saúde e Bem-Estar Animal" da EFSA.

Em 2022, 431 aves e 166 cavalos deram positivo para o vírus do Nilo Ocidental na UE, cerca do dobro dos números do ano anterior. O vírus também alargou a sua área geográfica, atingindo zonas anteriormente não afetadas (sudoeste de França, norte da Alemanha e sul de Itália).

Este relatório, para além de examinar os casos de doenças notificados esporadicamente, também investiga os surtos de origem alimentar - casos em que pelo menos dois indivíduos contraem a mesma doença por consumirem o mesmo alimento contaminado.

Os surtos de origem alimentar na UE aumentaram 44 %, de 4.005 em 2021 para 5.763 surtos em 2022. O número de mortes observadas em surtos de origem alimentar foi o mais elevado alguma vez registado na UE nos últimos 10 anos. As mortes foram atribuídas principalmente a Listeria monocytogenes e estavam associadas a uma grande variedade de alimentos, desde carne e produtos lácteos, a peixe e legumes. Contudo, não obstante o forte aumento surtos verificado, há a salientar a forte intervenção das Autoridades Competentes dos Estados-Membros no âmbito do sistema europeu de segurança alimentar, que fundado em  diversas ferramentas da análise de risco, desempenham um papel fundamental na garantia que os alimentos sejam produzidos, processados, distribuídos e consumidos de forma segura.

Pode consultar o relatório no seguinte link: The European Union One Health 2022 Zoonoses Report


_______________________

Fonte: EFSA (European Food Safety Authority) Campylobacteriosis and salmonellosis still below pre-pandemic levels; West Nile virus infections on the rise, disponível em: 
https://www.efsa.europa.eu/en/news/campylobacteriosis-and-salmonellosis-still-below-pre-pandemic-levels-west-nile-virus



ASAEnews nº 131 - março 2024

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66