Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Propriedades Físicas e Químicas


    A figura 1 apresenta os 16 HAPs definidos pela USEPA (United States  Environmental Protection Agency) como poluentes prioritários. Tal como  ilustrados, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos constituem uma família de  compostos caracterizados por possuírem 2 ou mais anéis aromáticos  condensados[31].
    Os HAPs, tem baixa volatilidade, são pouco solúveis na água  apresentando coeficientes de partição octanol/água (Ko/w) superiores a 1000  demonstrando grande afinidade lipofílica, que em geral aumenta com o número de  aneis aromáticos da molécula. Devido à sua lipossolubilidade são rapidamente  absorvidos a nível celular.

    Os HAPs, são quimicamente estáveis, sendo muito  pouco degradados por hidrólise. Na presença da luz são susceptíveis de oxidação  e foto-oxidação.

    Existem 16 HAPs definidos pela USEPA como poluentes ambientais  prioritários[31].

    No caso dos alimentos, a lista de HAPs definidas no relatório IP/04/1211 de  13 de Outubro de 2004 pelo “Committee on the Food Chain and Animal Health” da  Comunidade Europeia, inclui para além destes poluentes definidos pela EPA os  seguintes  HAPs[16]:

    Benzo(j)fluoranteno
    Benzo(e)pireno
    Ciclopenta(cd)pireno
    Perileno

    O anexo do regulamento 2005/256/CE de 4 de Fevereiro, apresenta uma lista de  HAPs para os quais deve ser avaliado os seus níveis nos alimentos, uma vez que  foram assinalados como carcinogénicos pelo comité científico da alimentação  humana. Esta lista inclui os seguintes  HAPs[10]:

    Benzo(a)antraceno
    Benzo(b)fluoranteno
    Benzo(j)fluoranteno
    Benzo(k)fluoranteno
    Benzo(g,h,i)perileno
    Benzo(a)pireno
    Criseno
    Ciclopenta(cd)pireno
    Dibenzo(a,h)antraceno
    Dibenzo(a,e)pireno 
    Dibenzo(a,h)pireno 
    Dibenzo(a,i)pireno
    Dibenzo(a,l)pireno
    Endeno(1,2,3-cd)pireno
    5-Metilcriseno

    A monitorização dos HAPs nos alimentos e em amostras ambientais é um passo  importante para o controlo da exposição humana a estes xenobióticos. Além disso,  a sua bio-monitorização em amostras biológicas, é indispensável para confirmar a  exposição e prever os potenciais efeitos tóxicos resultantes da exposição humana  a estes compostos.

     

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66