
Combate ao Desperdício

Doações
Enquanto organização socialmente responsável, a ASAE adotou uma política interna de doações que vem sendo consolidada desde 2015, no combate ao Desperdício nos quadrantes alimentar e não – alimentar, com impacto positivo nas entidades beneficiárias das doações. Esta política integra-se igualmente no conceito de economia circular, conforme definido pela Comissão Europeia, contribuindo para que o valor dos produtos, seja mantido na economia pelo máximo tempo possível, reduzindo dessa forma o impacto ambiental e minimizando a produção de resíduos.
A doação de alimentos excedentários pelos operadores da cadeia alimentar visa conseguir uma melhor distribuição dos recursos disponíveis, permite reduzir o desperdício alimentar e contribuir para que o maior número possível de pessoas tenha acesso a uma alimentação suficiente, saudável e segura.
Desde a primeira hora, a ASAE tem sido uma das entidades com um papel mais ativo na luta contra os “desperdícios alimentares”, nomeadamente, e em especial, com a colaboração na elaboração de procedimentos técnicos que permitam a doação de alimentos seguros (procedimentos a adotar desde a entidade doadora até à recetora). A implementação de regras de higiene e segurança alimentar na doação de alimentos permite garantir a segurança dos géneros alimentícios em todas as fases do processo desde a produção até à sua doação, de acordo com os requisitos legais e as boas práticas de higiene, de modo a assegurar que as Entidades Sociais/Instituições disponham de géneros alimentícios excedentes seguros.
A ASAE tem vindo a reforçar a sua atuação em especial junto das entidades judiciárias através da sensibilização e no desenvolvimento de diligências para a doação de material apreendido perdido a favor do Estado, em detrimento da sua destruição, após decisão judicial.
No âmbito das doações a entidades beneficiárias, maioritariamente IPSS, esta autoridade tem vindo a consolidar o seu papel social desde 2015. São disso exemplo:

Saber mais:
“DADOS ESTATISTICOS DAS DOAÇÕES”
Material destruído

O trabalho continua a desenvolver-se em 2024 através de reuniões Plenárias sobre o Futuro da Comissão Nacional e sobre a nova Estratégia Nacional para o período 2024/2030.
Saber mais:
https://www.cncda.gov.pt/