Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Comunicação de Riscos

Comunicação de Riscos

A ASAE associou-se à escritora de livros infantis Rita Vilela, em mais um livro sobre um tema de extrema importância - as alergias infantis - em que o objetivo é fazer chegar uma mensagem importante ao público-alvo mais sensível – as crianças – através de um jogo. A história, metafórica, compara a gestão de uma alergia a um jogo de ação, ajudando as crianças com doenças alérgicas a aceitarem a sua situação e a lidarem com ela de uma forma mais positiva. O livro incluiu uma sobrecapa com um jogo de tabuleiro original, para jogar com amigos ou mesmo na escola.

Para além do apoio da ASAE, o livro conta ainda com a colaboração e validação técnica do SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica


Teaser do livro disponível em:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wf92P-pRmXk


ONRE- Observatório Nacional de Riscos Emergentes

Comunicação de Riscos

O Observatório, teve a sua primeira reunião, na sede da ASAE, a 13 março de 2018 e funcionará como uma rede nacional de Riscos Emergentes com o objetivo de partilhar boas práticas para coordenação de abordagens comuns e multidisciplinares que diminuam o “GAP” entre a avaliação de risco, a gestão do risco e os comunicadores do risco.


Embora o foco seja a área alimentar contamos com clínicos, toxicologistas gerais, analistas, microbiologistas, virologistas, químicos, veterinários, agroindustriais, Psicólogos sociais, entre várias disciplinas, que trabalharão em colaboração com parceiros-chave nacionais e internacionais na identificação precoce dos riscos emergentes, para que possamos ter um impacto positivo na antecipação das necessidades futuras de avaliação de risco e na prevenção dos desafios futuros da segurança alimentar.

Promover-se-á que a produção de conhecimento científico, mesmo que com incerteza e naturalmente com alguma divergência científica possa ser comunicada de forma clara e eficiente.

Pretende ainda este Observatório identificar pontos de conexão de interesse científico, criando mecanismos que melhorem a coerência em caso de divergência científica e de diferentes perspetivas e perceções dos riscos e suas prioridades.

Por último, mas não menos importante, potenciar o desenvolvimento de projetos com projeção europeia e internacional, alinhados com as prioridades estabelecidas na EU-RAA


A publicação técnico-científica, ‘Riscos e Alimentos’

No âmbito da Comunicação de Risco, como medida da prevenção, os métodos utilizados são diferenciados, desde a comunicação direta no site da ASAE à emissão regular de revistas e artigos da especialidade, como a ‘Riscos e Alimentos’, revista de caracter científico, passando por ações de formação ou de sensibilização orientadas para grupos específicos da população.

A publicação técnico-científica, ‘Riscos e Alimentos’ tem compilado trabalhos decorrentes dos vários projetos desenvolvidos no âmbito das atividades da avaliação e comunicação de risco permitindo a disseminação dos mesmos por um público vasto.

 
Comunicação de Riscos

Programa ‘Alimento Seguro’

Desde do ano letivo 2013/2014 que a ASAE desenvolve o projeto “O Alimento Seguro” com o intuito de dar a conhecer às crianças algumas noções básicas de Segurança Alimentar e Higiene Pessoal.

Esta iniciativa conta com a participação de médicos veterinários da ASAE, que se deslocam às escolas básicas do 1º e 2º ciclo, transmitindo de forma clara e adequada ao grupo alvo, as regras de segurança alimentar e de higiene pessoal, como a importância da conservação dos alimentos e da lavagem das mãos, na prevenção de contaminações cruzadas, que têm muitas vezes como veículo os alimentos mal conservados ou as mãos mal lavadas.

O sucesso que tem tido junto das escolas e a grande adesão e interesse manifestado pelos alunos, permite-nos, desde já, concluir do êxito desta iniciativa e da necessidade da sua continuidade.

Este projeto já chegou a cerca de 9000 alunos distribuídos por diferentes escolas do país. E, porque queremos alcançar muitos mais alunos este programa vai retomar no próximo mês de outubro.

Comunicação de Riscos


A ASAE encontra-se disponível para promover a divulgação deste projeto na sua Escola. Para isso, contacte os nossos serviços através do seguinte endereço: asaevaiaescola@asae.pt


“Curso de defesa contra as bactérias más

Porque todos os instrumentos que possam contribuir para criar hábitos saudáveis desde a infância são bem-vindos, a ideia de criar um livro, com uma história que cativasse e divertisse as crianças mas que, ao mesmo tempo, reforçasse as ideias chave sobre as regras de higiene, sensibilizando para riscos e formas de os evitar, levou a que a escritora Rita Vilela, em estreita colaboração com a Divisão de Riscos Alimentares da ASAE, fizesse nascer a publicação infantil “Curso de defesa contra bactérias más”. Com o apoio técnico prestado pela Divisão de Riscos Alimentares e com o patrocínio da ASAE (enquanto ponto focal da EFSA), o “Curso de defesa contra bactérias más”, ilustrado por Sandra Serra e publicado pela Booksmile, encontra-se disponível nas livrarias.

” A higiene e a segurança alimentar são assunto sério, mas a forma de comunicar os riscos não precisa de o ser, nem deve sê-lo!” (Rita Vilela)

Comunicação de Riscos


Manual de Comunicação em Segurança Alimentar

O principal objetivo da comunicação dos riscos é o de permitir promover a confiança junto dos consumidores através de informação transparente, objetiva e independente, dotando-os do conhecimento necessário para fazerem escolhas alimentares conscientes e sustentadas. Desta forma a ASAE, enquanto autoridade nacional competente para avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, considerou fundamental a publicação do manual interno que estabelece as orientações para essa comunicação dos riscos, tornando mais transparentes os princípios pelos quais se rege. O presente manual é um guia orientador, sujeito a atualizações e a melhorias, à medida que novos conhecimentos em comunicação vão sendo adquiridos e à medida que a experiência enquanto comunicadores do risco vai aumentando. Sempre que uma nova versão for adotada será disponibilizada no site da ASAE.

Consulte:



Boas Práticas de Higiene e Segurança dos Alimentos

No âmbito das suas competências na Comunicação dos Riscos na cadeia Alimentar, a ASAE tem vindo a participar numa série de sessões de esclarecimento que visam melhorar os conhecimentos gerais e específicos em matéria de Boas Práticas de Higiene e Segurança dos Alimentos, como ferramenta importante para garantir a saúde pública, combater os desperdícios alimentares e promover a economia circular. 

O suporte da apresentação utilizado nessas sessões pode ser consultado aqui. (PDF, 13.182 KB)


 

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66