

A ASAE associou-se à escritora de livros infantis Rita Vilela, em mais um livro sobre um tema de extrema importância - as alergias infantis - em que o objetivo é fazer chegar uma mensagem importante ao público-alvo mais sensível – as crianças – através de um jogo. A história, metafórica, compara a gestão de uma alergia a um jogo de ação, ajudando as crianças com doenças alérgicas a aceitarem a sua situação e a lidarem com ela de uma forma mais positiva. O livro incluiu uma sobrecapa com um jogo de tabuleiro original, para jogar com amigos ou mesmo na escola.
Para além do apoio da ASAE, o livro conta ainda com a colaboração e validação técnica do SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
Teaser do livro disponível em:
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wf92P-pRmXk
ONRE- Observatório Nacional de Riscos Emergentes

O Observatório, teve a sua primeira reunião, na sede da ASAE, a 13 março de 2018 e funcionará como uma rede nacional de Riscos Emergentes com o objetivo de partilhar boas práticas para coordenação de abordagens comuns e multidisciplinares que diminuam o “GAP” entre a avaliação de risco, a gestão do risco e os comunicadores do risco.
Promover-se-á que a produção de conhecimento científico, mesmo que com incerteza e naturalmente com alguma divergência científica possa ser comunicada de forma clara e eficiente.
Pretende ainda este Observatório identificar pontos de conexão de interesse científico, criando mecanismos que melhorem a coerência em caso de divergência científica e de diferentes perspetivas e perceções dos riscos e suas prioridades.
Por último, mas não menos importante, potenciar o desenvolvimento de projetos com projeção europeia e internacional, alinhados com as prioridades estabelecidas na EU-RAA
No âmbito da Comunicação de Risco, como medida da prevenção, os métodos utilizados são diferenciados, desde a comunicação direta no site da ASAE à emissão regular de revistas e artigos da especialidade, como a ‘Riscos e Alimentos’, revista de caracter científico, passando por ações de formação ou de sensibilização orientadas para grupos específicos da população.
A publicação técnico-científica, ‘Riscos e Alimentos’ tem compilado trabalhos decorrentes dos vários projetos desenvolvidos no âmbito das atividades da avaliação e comunicação de risco permitindo a disseminação dos mesmos por um público vasto.

Programa ‘Alimento Seguro’
Desde do ano letivo 2013/2014 que a ASAE desenvolve o projeto “O Alimento Seguro” com o intuito de dar a conhecer às crianças algumas noções básicas de Segurança Alimentar e Higiene Pessoal.
Esta iniciativa conta com a participação de médicos veterinários da ASAE, que se deslocam às escolas básicas do 1º e 2º ciclo, transmitindo de forma clara e adequada ao grupo alvo, as regras de segurança alimentar e de higiene pessoal, como a importância da conservação dos alimentos e da lavagem das mãos, na prevenção de contaminações cruzadas, que têm muitas vezes como veículo os alimentos mal conservados ou as mãos mal lavadas.
O sucesso que tem tido junto das escolas e a grande adesão e interesse manifestado pelos alunos, permite-nos, desde já, concluir do êxito desta iniciativa e da necessidade da sua continuidade.
Este projeto já chegou a cerca de 9000 alunos distribuídos por diferentes escolas do país. E, porque queremos alcançar muitos mais alunos este programa vai retomar no próximo mês de outubro.

Porque todos os instrumentos que possam contribuir para criar hábitos saudáveis desde a infância são bem-vindos, a ideia de criar um livro, com uma história que cativasse e divertisse as crianças mas que, ao mesmo tempo, reforçasse as ideias chave sobre as regras de higiene, sensibilizando para riscos e formas de os evitar, levou a que a escritora Rita Vilela, em estreita colaboração com a Divisão de Riscos Alimentares da ASAE, fizesse nascer a publicação infantil “Curso de defesa contra bactérias más”. Com o apoio técnico prestado pela Divisão de Riscos Alimentares e com o patrocínio da ASAE (enquanto ponto focal da EFSA), o “Curso de defesa contra bactérias más”, ilustrado por Sandra Serra e publicado pela Booksmile, encontra-se disponível nas livrarias.
” A higiene e a segurança alimentar são assunto sério, mas a forma de comunicar os riscos não precisa de o ser, nem deve sê-lo!” (Rita Vilela)

Manual de Comunicação em Segurança Alimentar
Consulte:
- Manual de Comunicação em Segurança Alimentar
(PDF, 970 KB)
Boas Práticas de Higiene e Segurança dos Alimentos
No âmbito das suas competências na Comunicação dos Riscos na cadeia Alimentar, a ASAE tem vindo a participar numa série de sessões de esclarecimento que visam melhorar os conhecimentos gerais e específicos em matéria de Boas Práticas de Higiene e Segurança dos Alimentos, como ferramenta importante para garantir a saúde pública, combater os desperdícios alimentares e promover a economia circular.
O suporte da apresentação utilizado nessas sessões pode ser consultado aqui. (PDF, 13.182 KB)