
GRI - O que fazemos
| GRI | O que fazemos | Com Que Países Temos Protocolos de Cooperação
Passados quase três anos, desde a criação do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da ASAE, a ação externa, assume uma importância crescente, permitindo a integração da instituição na arena internacional, quer a nível bilateral, quer multilateral.
A ação externa da ASAE está subordinada aos interesses e objetivos previstos no Programa do XXIº Governo Constitucional para 2015-2019, em alinhamento com a política externa nacional, bem como com as diretrizes do ministério da Economia.
Face ao que antecede, a cooperação internacional da ASAE segue três eixos de orientação, nomeadamente:
A “Ação Externa da ASAE” rege-se pelas seguintes linhas:
- Respeito pelos acordos/ protocolos bilaterais da ASAE, e pelos compromissos assumidos no âmbito das organizações internacionais;
- Integração e coordenação dos esforços interdepartamentais e unidades regionais;
- Eficiência e economia dos meios. Num contexto de contenção orçamental, os recursos financeiros deverão ser orientados para as atividades que respondam aos objetivos considerados prioritários, otimizando a sua gestão e avaliação dos resultados.
Para atingir os seus objetivos, a “Ação Externa da ASAE” deverá recorre a vários instrumentos, cujo peso variará de acordo com o propósito e área de atuação. Os instrumentos poderão ser os seguintes:

Atualizado em: maio 2017
