
Reavaliação dos riscos para a saúde pública relacionados com a presença de Bisfenol A em alimentos
A EFSA lançou uma consulta pública sobre o seu projeto de parecer sobre a Reavaliação dos riscos para a saúde pública relacionados com a presença de bisfenol A (BPA) em alimentos.
Entre as principais mensagens chave:
- No seu projeto de reavaliação do BPA, o Painel de peritos da EFSA sobre Materiais em Contacto com Alimentos, Enzimas e Auxiliares Tecnológicos (CEP) estabeleceu um TDI de 0,04 nanogramas por quilograma de peso corporal por dia (Ingestão Diária Tolerável).
- A diminuição do TDI resulta da avaliação dos estudos que surgiram na literatura desde 2013 até 2018, particularmente os que indicam efeitos adversos do BPA sobre o sistema imunitário. Em estudos com animais, observou-se um aumento no número de células "T-helper", um tipo de glóbulos brancos que desempenham um papel fundamental nos mecanismos imunitários celulares e que, quando levantados, podem levar ao desenvolvimento de inflamação pulmonar alérgica.
- Ao comparar o novo TDI com estimativas de exposição dos consumidores ao BPA na dieta, a EFSA conclui que aqueles com uma exposição média e elevada ao BPA em todos os grupos etários excedem o novo TDI, indicando preocupações de saúde.
As partes interessadas são convidadas a apresentar os seus comentários até ao prazo de 22/02/2022.
Para saber mais, consulte:
- Bisphenol A: EFSA draft opinion proposes lowering the tolerable daily intake
- Re-evaluation of the risks to public health related to the presence of bisphenol A (BPA) in foodstuffs