
EFSA publica relatórios examinando as autorizações de emergência para a utilização de inseticidas à base de neonicotinóides
Esta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, a EFSA publicou uma série de relatórios examinando as autorizações de emergência para a utilização de inseticidas à base de neonicotinóides que foram concedidas pelos Estados-Membros da UE em 2021.
Os relatórios são acompanhados pela notícia "Neonicotinoids": A EFSA avalia utilizações de emergência na beterraba sacarina em 2020/21". Está disponível em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol.
As mensagens chave são:
o A EFSA concluiu a sua avaliação das autorizações de emergência concedidas por 11 Estados-Membros da UE para a utilização de inseticidas à base de neonicotinóides na beterraba sacarina em 2020 e 2021.
o As avaliações abrangem 17 autorizações de emergência concedidas pela Bélgica, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Espanha.
o A EFSA concluiu que em todos os 17 casos as autorizações de emergência eram justificadas, quer porque não havia produtos ou métodos alternativos - químicos ou não químicos - disponíveis, quer porque havia o risco de a praga poder tornar-se resistente aos produtos alternativos disponíveis.
Use os links abaixo para aceder aos relatórios e à notícia:
» https://www.efsa.europa.eu/en/publications
» https://www.efsa.europa.eu/en/news/neonicotinoids-efsa-assesses-emergency-uses-sugar-beet-202021
Para mais informações sobre os relatórios científicos, por favor contacte Christopher Lythgo (Christopher.lythgo@efsa.europa.eu).
Para mais informações sobre a reportagem, por favor contactar Simon Terry (simon.terry@efsa.europa.eu).