
Parecer Científico sobre um Nível Superior de Ingestão Tolerável de Açúcares Dietéticos
Em 28 de fevereiro, a EFSA publicou um parecer científico sobre um Nível Superior de Ingestão Tolerável de açúcares dietéticos.
É acompanhado pela notícia "Os açúcares adicionados e gratuitos devem ser tão baixos quanto possível", uma infografia "Consumo de açúcar e problemas de saúde" e um resumo em linguagem simples "um Nível Superior de Ingestão Tolerável para os açúcares dietéticos".
A notícia e a infografia estarão disponíveis em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (todas as versões em anexo). O resumo em linguagem simples está disponível apenas em inglês.
As mensagens chave são:
- Os cientistas da EFSA concluíram que a ingestão de açúcares adicionados e livres deve ser tão baixa quanto possível como parte de uma dieta nutricionalmente adequada; isto está de acordo com as recomendações atuais. Contudo, as provas científicas não permitiram o estabelecimento de um nível superior tolerável de ingestão de açúcares dietéticos, o objetivo original desta avaliação.
- As valiosas conclusões do parecer irão apoiar as autoridades nacionais de saúde pública na Europa a atualizar os conselhos futuros para os seus consumidores. O facto de a revisão da EFSA ter sido tão abrangente permitiu aos nossos cientistas dar prioridade às lacunas de dados e à investigação necessária para estabelecer um nível de ingestão superior tolerável para os açúcares dietéticos no futuro.
Para aceder ao parecer cientifico, bem como à notícia, à infografia e ao resumo de linguagem simples, use os links abaixo:
- https://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/7074
- https://www.efsa.europa.eu/en/news/added-and-free-sugars-should-be-low-possible
Para mais informações sobre o Parecer Científico, contactar Silvia Valtueña Martinez (Silvia.VALTUENAMARTINEZ@efsa.europa.eu)
Para mais informações sobre a notícia, por favor contacte Anthony Smith (anthony.smith@efsa.europa.eu).