Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

EFSA convida peritos a integrarem os seus Painéis Científicos

A EFSA convida cientistas a marcarem diferença no sistema de segurança alimentar europeu, aderindo aos seus grupos de peritos em matéria de avaliação de riscos. O convite à apresentação de candidaturas dirige-se a cientistas de elevada craveira especializados nas seguintes áreas: fitossanidade, organismos geneticamente modificados, alimentos para animais, saúde e bem-estar animal, produtos fitofarmacêuticos, contaminantes da cadeia alimentar, perigos biológicos e nutrição. Para além dos oito Painéis Científicos que englobam estas áreas, a EFSA está também a renovar a composição do seu Comité Científico, que é responsável por questões de âmbito geral, como a harmonização das abordagens de avaliação de riscos e novas metodologias.

A EFSA conta com os conhecimentos especializados e os pareceres de centenas de cientistas para prestar aos decisores políticos da UE o aconselhamento de que necessitam para proteger a saúde dos consumidores, dos animais e das plantas. O Comité Científico e os Painéis Científicos da Autoridade são compostos por um número máximo de 21 cientistas de toda a Europa e abrangem um vasto espectro de disciplinas. Estes peritos – provenientes de universidades, instituições de investigação e autoridades nacionais competentes em matéria de segurança alimentar – proporcionam à EFSA um vasto conhecimento científico, pensamento crítico e experiência prática no âmbito da tomada de decisões, assegurando a excelência do aconselhamento científico prestado pela Autoridade.

Este aconselhamento é prestado sob a forma de pareceres científicos, que são publicados no EFSA Journal, um jornal em linha de acesso livre. Esta publicação foi aceite para indexação pelas principais bases de dados bibliográficos, tais como CABI, SciFinder e ISI Web of Science.

Os peritos da EFSA disponibilizam-se voluntariamente para realizar este exigente trabalho e são frequentemente solicitados a emitir pareceres científicos complexos num curto espaço de tempo. Por vezes, podem mesmo ficar expostos ao escrutínio da opinião pública devido à natureza específica ou à sensibilidade da questão cuja análise lhes foi solicitada.

O Professor Anthony Hardy, Presidente do Comité Científico, afirmou: «Trabalhar para a EFSA é, e deve ser, um trabalho duro, mas as recompensas fazem com que valha a pena, e recomendá-lo-ia a qualquer pessoa».

«Para mim, a EFSA constitui a pedra fundamental da avaliação de riscos na Europa no que respeita à segurança alimentar, e os seus valores de excelência científica e transparência são os valores essenciais que eu próprio defendo. Tenho muito orgulho em fazer parte de um sistema que ajuda a tornar mais seguros os alimentos que os europeus consomem».

O Professor Joe Perry, Presidente do Painel dos Organismos Geneticamente Modificados, acrescentou: «É verdadeiramente necessário fazer o trabalho que a EFSA faz. A avaliação dos riscos é importante, não apenas no plano científico, mas para a sociedade. Esse é um dos motivos pelos quais me dediquei a esta área. Os cientistas são também consumidores – toda a gente consome alimentos – e muitos são também pais, pelo que esta é uma oportunidade de retribuição, assim como uma ocasião interessante para trabalhar com peritos de diferentes países e para nos empenharmos ao máximo nas áreas mais complexas».

Os candidatos devem estar em condições de demonstrar experiência no domínio da avaliação de riscos e deter experiência comprovada em uma ou várias áreas do âmbito da EFSA. Aos candidatos selecionados será oferecido um mandato de três anos, a partir de junho de 2015.

Os peritos interessados são convidados a apresentar a sua candidatura através da Internet. Na ligação em baixo, ou na página oficial da EFSA, encontra-se informação pormenorizada a este respeito. O convite foi igualmente publicado no Jornal Oficial da União Europeia.

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66