
Parecer científico da EFSA sobre Segurança da larva Tenebrio molitor como novo alimento nos termos do Regulamento (UE) 2015/2283
Informa-se que a EFSA publicou um parecer científico sobre a primeira avaliação concluída de um produto alimentar derivado de insetos.
Na sequência de um pedido da Comissão Europeia, o Painel da EFSA sobre Nutrição, Novos Alimentos e Alérgenos Alimentares (NDA) foi convidado a emitir um parecer sobre a larva Tenebrio molitor como um novo alimento nos termos do Regulamento (UE) 2015/2283. Os pedidos de aprovação de novos alimentos são variados e são necessários muitos tipos de conhecimento científico para os avaliar.
A novidade de usar insetos na alimentação despertou grande interesse do público e dos media. As avaliações de segurança da EFSA são um passo necessário na regulação dos “novos alimentos” e apoiam os decisores da UE e nacionais responsáveis por autorizar esses produtos antes de serem colocados no mercado da UE. Em última análise, os consumidores podem escolher o que comer com confiança, sabendo que a segurança do alimento foi minuciosamente verificada.
Para saber mais, https://www.efsa.europa.eu/en/news/edible-insects-science-novel-food-evaluations
Link para o parecer científico: https://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/6343
Em caso de dúvidas ou perguntas sobre o parecer, por favor contacte nda@efsa.europa.eu