Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

EEPLIANT3 (Energy Efficiency Compliant Products 2018) 


EEPLIANT3 (Energy Efficiency Compliant Products 2018)
EEPLIANT3 (Energy Efficiency Compliant Products 2018)

Trilogia EEPLIANT


Ação de cooperação EEPLIANT3, EEPLIANT2 e EEPLIANT2014 é uma trilogia de ações financiadas pela UE e coordenadas pelo PROSAFE com um objetivo comum: ajudar a alcançar os benefícios económicos e ambientais previstos no Regulamento (UE) 2017/1369, de 4 de julho de 2017 que estabelece um regime de etiquetagem energética e a Diretiva 2009/125/CE, de 21 de outubro de 2009, relativa à criação de um quadro para definir os requisitos de conceção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia, com a finalidade de aumentar as taxas de cumprimento da referida legislação.

EEPLIANT3 (Energy Efficiency Compliant Products 2018) é uma ação de cooperação pan-UE sobre fiscalização do mercado financiada pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020 - Programa de Trabalho 2018-2020 Secure, Clean and Efficient Energy, com a duração de junho de 2019 a novembro de 2023, coordenado pela PROSAFE (The Product Safety Forum of Europe) em conjunto com a Austrian Energy Agency (AEA) e vores vureau (vb). O consórcio do projeto é composto por 24 Autoridades de Fiscalização do Mercado (MSAs) e 5 organizações da: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suécia e Turquia.


EEPLIANT3 (Energy Efficiency Compliant Products 2018)


O objetivo proposto será alcançado através da coordenação das atividades de monitorização, verificação e execução das MSAs e outras organizações em todo o Mercado Único e na Turquia, através do reforço dos seus conhecimentos, competências e experiência. 

Além de outras atividades, as MSAs inspecionarão e ensaiarão os seguintes produtos em relação aos seus requisitos: aparelhos de ar condicionado e ventiladores, máquinas de secar roupa para uso doméstico, aquecedores de água e reservatórios de água quente, unidades de ventilação, produtos de iluminação (LED) e aquecedores de ambiente locais.


Desde setembro de 2021 a participação da ASAE incide nos seguintes produtos:

1. Produtos de iluminação (LED)

2. Unidades de aquecedores locais


Além disso, o projeto também inclui várias atividades “horizontais” destinadas a criar um impacto duradouro através do desenvolvimento de ferramentas digitais inteligentes (TIC) e tradicionais, conhecimentos e boas práticas em toda a União para uma fiscalização do mercado mais eficaz e eficiente na área do Ecodesign e da Etiquetagem Energética.

As ações de fiscalização do mercado EEPLIANT3 procuram apoiar a normalização a nível setorial, a conceção de políticas informação e a combinação de políticas, ao mesmo tempo que aumentam a sensibilização do público sobre os impactos energéticos e não energéticos da perda de energia e a confiança do consumidor no desempenho energético dos produtos colocados no mercado da UE. 

Para este efeito, o projeto irá alcançar e envolver várias partes interessadas identificadas – os ADCOs groups (ECOD/EL), associações setoriais da UE dos fornecedores dos produtos visados por esta ação e organizações de consumidores. 

Como resultado, as partes interessadas continuarão a criar confiança na crescente eficácia da fiscalização do mercado na UE/EEE.

Para saber mais sobre a ação de cooperação EEPLIANT3, não hesite em contatar em eepliant3@prosafe.org e visitar o website EEPLIANT3 


EEPLIANT3: Newsletter

Após 30 meses de trabalho cooperante, apresenta-se como o trabalho foi realizado e o qual o seu progresso cumprindo a promessa efetuada até agora!

Em junho de 2019, a ação de cooperação EEPLIANT3, financiada pela UE, comprometeu-se a reforçar os controlos relativos à conformidade e uma série de inovações para melhorar a fiscalização do mercado dos produtos relacionados com a energia colocados no mercado único. 

Promete-se uma mudança para ajudar a cumprir parte dos compromissos climáticos da UE, até 2050.


CUIDADO!

Os resultados são baseados em amostras de produtos dos mercados dos países participantes. Como na maioria das atividades de fiscalização do mercado, os resultados representam os esforços direcionados que as autoridades empreendem para identificar produtos não conformes. 

Os ensaios foram realizados em laboratórios acreditados e focados nos requisitos que têm maior impacto na eficiência energética.


Consulte:



 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66