Home
  • Facebook
  • Instagram
Logo ASAE
Logo MinEconomia
banner de topo

Atividade Laboratorial

 

Laboratório de Bebidas e Produtos Vitivinícolas
LBPV

 

Laboratório de Bebidas e Produtos Vitivinícolas - LBPV

Laboratório de Físico-Química - LFQ


Laboratório de Físico-Química - LFQ

 Laboratório de Microbiologia - LM

 

Laboratório de Microbiologia - LM
 

No âmbito das atribuições da ASAE, aos laboratórios (de Bebidas e Produtos Vitivinícolas -LBPV, de Fisico-química-LFQ e de Microbiologia-LM) compete realizar análises destinadas ao controlo oficial dos alimentos na perspetiva de prevenção e repressão das infrações contra a genuinidade e qualidade dos géneros alimentícios e respetivas matérias-primas.

Neste âmbito, acreditados desde 1998 pelo IPAC, atualmente em regimes de Acreditação Fixa e Flexível intermédia e Global, para ensaios físico-químicos, sensoriais, microbiológicos e de biologia molecular, têm desenvolvido ao longo dos seus 10 anos de existência, atividades que, como Laboratório de Segurança Alimentar, totalizaram  até final do 1ª semestre de 2015, 88629 amostras, correspondendo a  cerca de   600 mil determinações.

Os laboratórios desenvolvem o seu trabalho analítico em amostras provenientes dos Planos Nacional de Colheita de Amostras e de Inspeção, resultantes das ações de vigilância de mercado e de fiscalização. São também seus clientes vários organismos públicos, nacionais e estrangeiros, como o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, no Conselho Oleícola Internacional (COI), a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, outras forças policiais e o Ministério Público, assumindo ainda relevância os restantes clientes externos que integram associações de consumidores e operadores económicos.

O Laboratório de Segurança Alimentar tem visto a sua competência técnica reconhecida a nível nacional e internacional, em várias áreas, nomeadamente o LFQ como Laboratório Nacional de Referência para a determinação de micotoxinas em géneros alimentícios, para análise de Dioxinas e PCB em géneros alimentícios e alimentos para animais, e ainda para PAH’s em óleos e gorduras; O LFQ e o LBPV como Laboratórios reconhecidos pelo COI; O LM como único laboratório de controlo oficial com métodos acreditados no âmbito da Autenticidade Alimentar e o LBPV como o Laboratório do país que colabora no banco europeu de dados isotópicos do sector vitivinícola, tendo o único espectrómetro de SNIF-NMR no sector alimentar.

Possuindo um Sistema de controlo de qualidade, quer interno quer externo, participam periodicamente em ensaios interlaboratoriais específicos às várias áreas. Integram ainda grupos de trabalho nacionais e internacionais nas áreas de novos métodos analíticos e de controlo da fraude. Os laboratórios têm tutorado ao longo dos seus 10 anos de atividade, estágios curriculares de mestrado e de doutoramento, inseridos em Planos de Estudos de universidades portuguesas e também de  escolas profissionais.

Os Laboratórios da ASAE têm assim desenvolvido a sua atividade sinergeticamente e de forma integrada atuando como Laboratório de Segurança Alimentar, na defesa do consumidor e da saúde pública, da livre prática e da concorrência leal.

 

ASAEnews Edição Especial 10º Aniversário

  • COVID-19 ASAE
  • Denúncias  / Denúncias COVID-19
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 765 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Não paramos. Estamos ON!
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • BCFT
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66