Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Avaliação e Comunicação de Riscos Alimentares

    Avaliação e Comunicação de Riscos Alimentares

     


    A atividade desenvolvida engloba uma vasta e multifacetada gama de áreas de intervenção, fruto do vasto leque de competências que lhe estão confiadas. De entre essas áreas, é de salientar a componente de suporte/apoio técnico à atividade operacional, os estudos científicos desenvolvidos, a representação institucional, as atividades como ponto focal da EFSA, o desenvolvimento de projetos que visam a comunicação de risco alimentar e a coordenação técnica do plano de controlo do géneros alimentícios, efetuado mediante a colheita de amostras.

     

    Avaliação e Comunicação de Riscos Alimentares
    Avaliação de Risco - Atividades Técnico-cientificas


    Avaliação de Risco

    Atividades Técnico-científicas


    1.  Os Planos de Controlo

    O Plano Nacional de Colheita de Amostras, que tem como objetivo verificar se os géneros alimentícios colocados à disposição do consumidor são seguros e verificar a informação/rotulagem, representa atualmente uma potentíssima ferramenta de análise de avaliação da exposição ao risco alimentar no mercado retalhista nacional. 

     
    PNCA - Nº de Amostras 2007 a 2015

     



    Desde o início da sua implementação já foram colhidas 16.178 amostras no mercado retalhista e realizadas cerca de 142.882 ensaios físico-químicos, microbiológicos e sensoriais.

     
    Percentagem de não conformidades detetadas PNCA entre 2009 e 2014

     



    Os resultados obtidos em termos de não conformidades detetadas nas amostras colhidas permitem efetuar uma avaliação da segurança dos consumidores.

     
    Grupos

     


    O balanço desta atividade reflete-se no reconhecimento internacional, como fonte de dados fiável para o Banco de Dados da EFSA (envio através da plataforma SDD2).

    A nível nacional, o respeitado e o reconhecimento como barómetro de segurança alimentar.




    2.  Os Pareceres Técnicos - Científicos

    A vertente técnica da ASAE é reconhecida por outros Órgãos de Polícia Criminal, nomeadamente pela GNR, PSP e Guarda Fiscal, bem como pelo Ministério Público, que solicita pareceres no âmbito da Segurança Alimentar. A equipa técnica da ASAE dá igualmente resposta a pedidos de parecer no âmbito da fiscalização da ASAE e no âmbito do plano de controlo dos géneros alimentícios.

     

     
    Pareceres Técnicos - Científicos


     

    É uma atividade de elevada exigência de conhecimento, que requer uma permanente atualização da equipa técnica nas várias matérias legais e técnico-científicas trabalhadas no âmbito da segurança alimentar.

     


    3. Estágios Académicos, Formação, Cooperação Cientifica 

    O balanço neste campo técnico-científico é muito positivo. Tem sido promovida uma ligação muito estreita com o universo Académico Nacional e Internacional e com outras instituições que pretendam promover o intercâmbio de conhecimento.

    Estágios Académicos

    Dado as parcerias/protocolos com as várias universidades Nacionais promovidas, é habitual a presença de estagiários a realizar teses de mestrado e ou dissertação para conclusão de Licenciaturas.


    A Formação

    A cooperação com os países de língua portuguesa tem sido uma constante nas atividades de formação, desde a formação em campo, à formação em sala. A equipa técnica da ASAE é também regularmente solicitada para colaborar em aulas de segurança alimentar no âmbito de mestrados da especialidade, e ainda, em ações de esclarecimento publico.


    4.  Os Estudos de Avaliação de Risco

    A desenvolver e a potenciar esta área de atividade, com uma componente mais científica, foram planeadas estratégias para desenvolver estudos no âmbito da avaliação de risco.

    Já concretizado, “Avaliação do risco da exposição a substâncias estimulantes (cafeína, taurina e glucoronolactona) em adolescentes do distrito de Lisboa” - Orientado pela Faculdade de Farmácia de Coimbra (Prof. Fernando Ramos CC) e pela ASAE (resultado de protocolo estabelecido com a Faculdade).

    Em curso, (1) ”Avaliação da exposição de metais pesados em pescado no grupo de risco Gravidas”;
    (2) Desenho de modelo estatístico para cálculo de exposição ao risco químico, com base no consumo alimentar.


    Comunicação de Risco

    Comunicação de Risco

    A equipa técnica da ASAE elabora e propõe Comunicações de Risco em situações que considera importante o esclarecimento relativamente a notícias dos Média.
    Os métodos são diferenciados, desde a comunicação direta no site da ASAE à emissão regular de revistas e artigos da especialidade, passando ainda por ações de sensibilização orientadas para grupos específicos da população.

     

     
    Projeto Alimento Seguro

     


    O Projeto Alimento Seguro, com inicio em 2013, já foi apresentado em cerca de uma centena de Escolas do ensino básico e preparatório, onde estiveram presentes nas ações de sensibilização cerca de 4000 alunos.

     
    Ponto Focal da EFSA / Conselho Cientifico e Painéis Temáticos



    Ponto Focal da EFSA

    Conselho Científico e Painéis Temáticos   

    Enquanto Ponto Focal da EFSA, cabe à DRA várias competências, designadamente:

    • Manter e promover ligações de proximidade entre a EFSA e as Instituições Académicas e Científicas Nacionais;
    • Divulgar o papel da EFSA a nível Nacional; 
    • Solicitar pareceres a pedido da EFSA a Entidades Nacionais de referência em matérias científicas.

    O Conselho Científico da ASAE é o órgão de consulta especializada e de acompanhamento da área dos riscos da cadeia alimentar, em matérias científicas, de desenvolvimento tecnológico e de projetos de investigação, gozando de plena autonomia técnico-científica para o efeito. Com a finalidade de prestar apoio especializado ao Conselho Científico na elaboração de pareceres científicos e avaliação de riscos na cadeia alimentar, foram constituídos os seguintes Painéis Temáticos:

    • Aditivos e Contaminantes da Cadeia Alimentar
    • Alimentação, Saúde e Bem-Estar Animal
    • Nutrição e Alergias Alimentares
    • Riscos Biológicos
    • Fitossanidade e Organismos Geneticamente Modificados  (OGM’s)
    • Comunicação dos Riscos na Cadeia Alimentar

       


    ASAEnews Edição Especial 10º Aniversário

     
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66