Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Responsabilidade Social

    Responsabilidade Social

    Responsabilidade Social

    A responsabilidade social por definição é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais de uma organização e interação com as partes interessadas, no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo (Livro verde da Comissão Europeia, 2001).

    A ASAE, em convergência com esses princípios definiu compromissos na sua Carta de Responsabilidade Social (disponível em www.asae.pt), designadamente, a gestão sustentável, valorização das pessoas, integridade ética e participação) e rege-se na observância dos princípios fundamentais da Carta Ética da Administração Pública (serviço público, legalidade, justiça e da imparcialidade, igualdade, proporcionalidade, colaboração e da boa fé, qualidade, lealdade, e competência e responsabilidade).

    A atuação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, articulada com o seu papel de entidade de inspeção e de investigação, tem dado continuidade às práticas de responsabilidade social, das quais damos aqui destaque às seguintes:

     

     


    Satisfação e coesão dos colaboradores

    Criação de uma rede de 30 dormitórios a nível nacional, no apoio às atividades inspetiva e formativa, e de uma bolsa interna de 14 formadores na área inspetiva.

    Criação de novos armazéns nos pólos logísticos de Castelo Branco e Barcelos levando a uma gestão mais eficiente dos recursos versus armazenamento de bens apreendidos resultantes da abrangência territorial da área inspetiva.

    Constituição de um Centro de Formação da ASAE em Castelo Branco, como suporte formativo, especificamente para a área inspetiva.

    Ação pioneira
    na Administração Pública (prévia ao instituído legalmente) da medição das fibras de amianto no ar ambiente das as instalações da ASAE com cobertura de fibrocimento, no sentido de garantir adequadas condições de saúde no trabalho.

    Arranque na realização de exames médicos aos trabalhadores tendo em conta a exposição aos riscos profissionais.

    Dimensão Interna

     


    Ambiental

    Primar pela não destruição de material apreendido contrafeito e perdido a favor do Estado, tendo especial cuidado na sua triagem e seleção para reciclagem, contribuindo para o não desperdício.

    Garantir o recurso a empresas certificadas, quer no caso de destruição dos bens apreendidos, quer no encaminhamento para tratamento final de resíduos laboratoriais, cuja preocupação é a de minimizar impactos ambientais negativos.

    Solidariedade social 

    Doações de bens apreendidos perdidos a favor do Estado.

    Dimensão Externa


    No total, em 2015, estas entidades foram beneficiárias de
    16.100 kg de produtos alimentares e 3.500 peças
    de vestuário e complementos, num valor que
    já ultrapassa os 200.000 euros.

    Centros de apoio comunitário


    Distribuição territorial das doações
    por distrito entre janeiro a outubro de 2015

    Distribuição territorial das doações por distrito entre janeiro a outubro de 2015
     


     

    ASAEnews Edição Especial 10º Aniversário

    Sabia que...
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66