Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Cooperação

Protocolo de Cooperação entre Ministério da Economia e o Ministério de Estado da Administração para a Indústria e o Comércio da República Popular da China

Protocolo de Cooperação entre Ministério da Economia e a República Popular da China


No passado dia 6 de setembro foi recebida no Ministério da Economia, uma delegação da State Administration for Industry & Commerce (SAIC) da Republica Popular da China, para a assinatura de um Protocolo de Cooperação e realização de uma reunião bilateral.

A delegação portuguesa foi chefiada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, acompanhado pelo Inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, integrando ainda representantes da Secretaria de Estado, DGAE e da ASAE.

A delegação chinesa foi chefiada pelo Vice-Ministro da SAIC, Ma Zhengqi, acompanhado pela Conselheira Económica e Comercial da Embaixada da R.P. da China em Lisboa, Xu Weili, (em representação do Embaixador da R.P. da China em Lisboa) e demais representantes de vários departamentos da SAIC.

 

 
Protocolo de Cooperação entre Ministério da Economia e a República Popular da China


Após a realização da reunião bilateral procedeu-se à assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Economia - Autoridade Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o Ministério de Estado da Administração para a Indústria e o Comércio da República Popular da China (SAIC), o qual visa estabelecer um quadro geral para a realização de programa de atividades de interesse comum, a promoção da cooperação bilateral nas áreas de Defesa do Consumidor e Supervisão de Mercados, procurando assegurar a concorrência leal entre operadores económicos.

Este protocolo de cooperação permitirá a troca de informações relacionadas com as disposições legais, regulamentares, documentos normativos, bem como boas práticas e outras informações que garantam a concorrência leal e a qualidade. Para além da assinatura do Protocolo, que contribuirá para um aprofundamento dos laços de cooperação entre os dois países, e entre as duas instituições.


 

 
Encontro de Trabalho com a Conselheira Económica e Comercial



Encontro de Trabalho com a Conselheira Económica e Comercial


No dia 31 de agosto decorreu na Seção Económica e Comercial da Embaixada da Republica Popular da China em Portugal, um encontro de trabalho, entre a Conselheira Económica e Comercial, o Inspetor-geral e o Gabinete de Relações Internacionais da ASAE, o qual teve o intuito de fazer um balanço da relação da ASAE com a representação da República Popular da China, bem como a preparação da visita do Vice Ministro da SAIC para a assinatura de um Memorandum entre as duas congéneres e ainda do workshop sobre segurança alimentar e fiscalização económica para a comunidade chinesa, que está a ser organizado pela ASAE, e que decorrerá em finais de novembro.


 

 
61ª Reunião do Fórum Consultivo da EFSA


61ª Reunião do Fórum Consultivo da EFSA


Irá realizar-se em Bratislava, na Eslováquia, de 28 a 29 de setembro de 2016, a 61ª Reunião do Fórum Consultivo da EFSA que contará com a presença do Inspetor-geral da ASAE.


Nesta reunião irá discutir-se a agenda de avaliação de risco na EU e a forma de a implementar. Irá, ainda, ter lugar a assinatura da Declaração de Compromisso dos Membros do Fórum Consultivo da EFSA, o qual permitirá reforçar as ligações entre as instituições de segurança alimentar dos Estados-membros e a EFSA e intensificar o melhoramento continuo do funcionamento e do espirito de determinação comum de proteger os consumidores na Europa.

 

ASAEnews nº 101 - setembro 2016

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66