Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    A Qualidade num Laboratório de Análises de Alimentos

    A Qualidade num Laboratório de Análises de Alimentos


    As mudanças de estilo de vida, os diferentes hábitos alimentares, o incremento das trocas comerciais a crescente produção em massa dos bens alimentares e a procura dos alimentos sazonais, contribuíram para que a industria alimentar, e o próprio consumidor, se tornassem mais sensíveis às questões da qualidade e segurança dos alimentos consumidos.


    Por outro lado, vivemos num mundo em que os consumidores têm acesso mais fácil e generalizado à informação, ficando assim mais alerta para todas as questões relacionadas com a qualidade e a segurança alimentar.


    Nas últimas duas décadas o termo qualidade tornou-se, no nosso dia-a-dia mais comum, senão vejamos: alude-se a “qualidade” em termos de um produto, serviço, ensino, vida etc. Os consumidores, tornaram-se cada vez mais sensíveis e mais exigentes o que tem levado a um aumento da qualidade dos produtos e serviços.


    Numa abordagem global, a qualidade, corresponde à cultura onde todos os intervenientes se empenham para conseguir através da excelência no seu trabalho, a obtenção de melhores resultados finais.


    Nesta realidade, os laboratórios de controlo dos géneros alimentícios, têm um papel crucial, no assegurar da qualidade e da segurança dos alimentos, prevenindo situações nefastas à saúde pública e aos direitos do consumidor.


    O controlo de qualidade analítico é definido como um conjunto de atividades, técnicas e de procedimentos, que tem como objetivo garantir que todos os requisitos de qualidade sejam cumpridos, de forma, a garantir que os resultados das análises laboratoriais sejam adequados e de confiança, levando à satisfação dos clientes.


    No âmbito da qualidade dos resultados dos ensaios analíticos existe a norma ISO/IEC 17025-“Requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração”-  que se traduz num conjunto de condutas técnicas definidas por Consenso Internacional, para a padronização de procedimentos a realizar nos laboratórios de modo a assegurar o cumprimento das regras das boas práticas relativas ao controlo de qualidade.


    A aplicação destes requisitos permite aos laboratórios a acreditação de ensaios, pelo organismo nacional de acreditação, e, o reconhecimento da sua competência técnica, adquirindo desta forma, maior credibilidade e confiança e garantindo assim a satisfação dos seus clientes.


    É pois nesta panorâmica que ganha relevância a acreditação do Laboratório de Segurança alimentar da ASAE pelo IPAC segundo a ISO/IEC 17025, nas vertentes de análises microbiológicas e biologia molecular, análises físico-quimicas e análises sensoriais aplicadas à área alimentar em mais de 110 ensaios.


    No cumprimento das exigências do estatuto de laboratório acreditado e de modo a garantir a qualidade dos resultados analíticos produzidos, a atividade do LSA contempla a análise periódica e programada de amostras de controlo de qualidade interno e externo que correspondem a um número significativo de determinações analíticas, que em 2016 corresponderam à análise de 1323 amostras nas quais foram executadas 3231 determinações.

     


    ASAEnews nº 107 - maio 2017

    A Qualidade num Laboratório de Análises de Alimentos
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66