Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Participação da ASAE no “Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas


A Valorização das Pessoas é a razão de ser do projeto -  Showcasing de Boas Práticas, iniciativa pioneira na Administração Pública (AP) portuguesa, promovido pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA). O projeto conta já com a sua 2ª Edição e visa assinalar e partilhar iniciativas dos organismos da administração pública que se prendem com a valorização das pessoas, nas áreas de liderança, comunicação, cooperação, mudança e responsabilidade social.


Associando-se pela 2ª vez a esta iniciativa, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) candidatou-se a duas categorias, uma na área de Cooperação e outra na área de Responsabilidade Social.


A sessão de apresentação da 2ª Edição do Projeto “Showcasing de Boas Práticas de Valorização em Funções Públicas, teve lugar no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara de Lisboa, no dia 15 de março de 2017.


Na sessão foi anunciado um de Roadshow de Valorização Pessoas, a realizar por todo o país de norte a sul, durante o ano de 2017, que visa dar a conhecer os projetos apresentados nesta Edição. Houve ainda lugar à entrega de certificados de participação, momento que contou com presença do Senhor Inspetor Geral, a quem foi entregue dois certificados, face à participação da ASAE em duas categorias de Boas Práticas, a saber:


“Caminhando em conjunto – LSA e Área Operacional da ASAE”, inserida na categoria Cooperação Interna e Entre os Organismos/Unidades Orgânicas que se prende com a operacionalização pelo Laboratório de Segurança Alimentar (LSA) de workshops/sessões temáticas em matérias identificadas pela área técnico-científica como contributo para a qualidade dos atos inspetivos.


Este projeto que teve início em 2016, terá continuidade em 2017, tendo como objetivo contribuir para a qualidade dos atos inspetivos da ASAE pela transmissão do conhecimento técnico-científico dos Técnicos do LSA aos Inspetores, perspetivando que, a adequada colheita das amostras, o correto preenchimento dos pedidos de análise e a compreensão e interligação dos resultados analíticos potenciem a construção dos processos, e logo, os resultados finais obtidos pelos atos inspetivos. Por outro lado, dando a conhecer as potencialidades analíticas do LSA coadjuvam-se as atividades inspetivas e de investigação sustentadas na vertente técnico-científica.


Esta boa prática tem como destinatários os 232 inspetores da ASAE e é levada a cabo pelos colaboradores do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, com o suporte da Divisão de Gestão de Recursos Humanos e Formação que organiza a logística das sessões.


Neste âmbito, em 2016 realizaram-se 4 “workshops” que abrangeram 61 inspetores das várias Unidades Regionais abordando-se os temas: Análise de azeites, avaliação da sua conformidade e indícios de fraude e Microbiologia e segurança alimentar.

 
As sessões revestem-se de caráter técnico-prático com discussões e análises de carácter teórico e componente "hands-on”, permitindo ainda atingir outros resultados, como sejam: Maior conhecimento das potencialidades analíticas disponíveis na ASAE; Maior aproximação aos “stakeholders” internos, como concretização de uma necessidade já anteriormente identificada.


Os inspetores participantes manifestaram grande satisfação com a iniciativa, passaram palavra a outros inspetores e elogiaram a oportunidade destas ações. Foi também possível recolher o feed-back das necessidades práticas sentidas no dia-a-dia pelos inspetores quanto à obtenção de resposta analítica que consubstancie prova importante em sede de processo judicial.


Em 2017 e dando continuidade ao objetivo de cooperação entre unidades orgânicas tendo como fim último a qualidade do trabalho da ASAE, que se encontra contemplado no Plano de Atividades da ASAE para 2017, estão já previstas para os meses de Junho e Outubro novas sessões abordando outros temas, um dos quais incidirá sobre a utilização de material calibrado, como sejam os termómetros e sensores de temperatura.

 


                                                                 Certificado de participação da ASAE com a boa prática 
                                                           Caminhando em conjunto – LSA e Área Operacional da ASAE

    


"Doação de Bens Apreendidos”, inserida na categoria de Responsabilidade Social, esta boa prática consiste na doação de bens alimentares e não-alimentares a entidades de cariz social provindos da atividade fiscalizadora/inspetiva após cumpridos trâmites legais e assegurando as condições de segurança de uso e consumo bem como a não reintrodução no mercado.

Esta prática visa, nomeadamente, contribuir para o princípio do não desperdício; fomentar a sua prática por outros organismos – Magistratura e Entidades titulares das marcas; participar na Economia Social e Solidária, bem como possibilitar em condições de segurança o reaproveitamento/consumo de bens privilegiando a doação e minorando a destruição.

No período entre 2015 e 2016, foi doado um valor superior a meio milhão de euros, relativo a 30 toneladas de bens alimentares e cerca de 20 mil peças de vestuário, complementos e outros, através de 160 doações a 119 entidades de todos os distritos do país.

Esta prática teve por parte das entidades beneficiárias manifestação de apreço pelo apoio de responsabilidade social prestado pela ASAE, sendo de destacar nomeadamente o agradecimento apresentado a esta Autoridade, quer pela Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente, quer pelo Banco Alimentar contra a fome.


Neste âmbito houve lugar a publicitações das quais se destacam designadamente as seguintes: 

 

Certificado de participação da ASAE com a boa prática

  

Participação da ASAE no


Publicitação de notícia no jornal Correio da Manhã da doação de carne ao Jardim Zoológico de Lisboa
18.07.2015
link: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/asae_doou_10_toneladas_de_carne_ao_zoo

 

 

Participação da ASAE no

Publicitação de notícia digitalizada no Jornal de Notícias da doação de vestuário à Associação Vimaranense Fraterna em Guimarães
15.03.2016

 

Participação da ASAE no 'Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas'


Certificado de participação da ASAE com a boa prática
Doações de Bens Apreendidos


 

Participação da ASAE no 'Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas'
Participação da ASAE no

 

 

A Valorização das Pessoas é a razão de ser do projeto Showcasing de Boas Práticas, traduzindo-se no Reconhecimento da centralidade do fator-pessoas na organização e portanto da indispensável implementação de práticas que promovam a responsabilidade pessoal e das equipas, mas também as diferentes formas de motivação humana (intrínseca, extrínseca e transcendente), para além de níveis adequados de autonomia das atitudes e dos comportamentos, tudo no sentido de criar nas pessoas o sentimento de realização e satisfação profissional e de garantir desempenhos profissionais alinhados com a missão e os objetivos específicos da organização.


 



ASAEnews nº 107 - maio 2017

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66