Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Ação de Cooperação - 'Project Meeting LED and CFL Lighting'

    Ação de Cooperação - “Project Meeting LED and CFL Lighting”


    A iluminação pelos produtos LED e CFL, é considerada como a mais eficientes que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, essas fontes de luz tornaram-se nos últimos anos muito populares.

    No entanto, a experiência tem demonstrado que as lâmpadas LED de baixa qualidade, por vezes são avaliadas como produtos não conforme e algumas apresentam risco grave para os utilizadores, tendo inclusive causado acidentes e incêndios.

    Desde 2012, houve mais de 90 notificações RAPEX de lâmpadas LED, grinaldas luminosas e tubos de iluminação.

    Além disso, foram emitidas muitas notificações por cláusulas de salvaguarda no âmbito da Diretiva n.º 2014/35/UE, respeitante à disponibilização no mercado de material elétrico destinado a ser utilizado dentro de certos limites de tensão, por aqueles apresentarem um risco de choque elétrico ou incêndio.

    Em 2013, um projeto realizado pelo LVD ADCO group concluiu que no universo de 123 lâmpadas, 86% não cumpriam os requisitos legais, por aspetos técnicos e administrativos).

    Aproveitando esta experiência, foi realizada no período de 15 de maio 2015 a de julho de 2017, a ação de cooperação “Project Meeting LED and CFL Lighting”, promovida pelo PROSAFE e apoiada pela Comissão Europeia que teve como principal objetivo de desenvolver melhores práticas e trocar experiências com as atividades das autoridades de fiscalização do mercado para fontes de luz CFL e LED.

     

    Ação de Cooperação -

     




    Esta ação de cooperação, contou com a participação de dez autoridades de fiscalização do mercado dos seguintes Estados-Membros: Alemanha, Croácia, Dinamarca, Finlândia, Letónia, Noruega, Países Baixos, Portugal, República Checa e Suécia.

     



     

    Para a sua realização, foram alvo de fiscalização, um total de 211 lâmpadas, onde 28% desse total foi na modalidade de venda on-line, 117 amostras de diferente marca e modelo sujeitas a ensaio laboratorial (97 LED e 21 CFL).

    Os ensaios foram efetuados em laboratório com os métodos de ensaio específicos acreditados para o efeito e incidiram na verificação da marcação, dos avisos e das instruções, de acordo com o previsto nas normas harmonizadas EN 62560 e EN 60958 e suas alterações, incluindo a descrição dos elementos entre eles. 


    Todos os produtos, foram ensaiados para as várias cláusulas da norma:

     

     

     

    Em relação, à avaliação do risco, esta foi elaborada através da aplicação informática “Risk Assessment Guidelines”, da Comissão Europeia, com base em quatro cenários, relacionados eventuais causas e efeitos, como isolation, mechanical strength, resistance to flame and ignition e high position of user+isolation defect.

     

    Ação de Cooperação - 'Project Meeting LED and CFL Lighting'


    A referida ação cooperação, fez parte integrante dos programas de fiscalização do mercado 2015, 2016 e 2017 da ASAE, o qual foi elaborado nos termos do artigo 18.º do Regulamento (CE) n.º 765/2008, de 9 de julho.
     


    ASAEnews nº 108 - julho 2017

    Ação de Cooperação -
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66