Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    EDITORIAL

    EDITORIAL

     

    EDITORIAL



    Num período que coincide com o decurso de meio ano de trabalho, com a interrupção da atividade normal em virtude do gozo generalizado de férias, importa obviamente recentrar e sublinhar alguns aspetos essenciais da nossa ação, enquanto instituição, aproveitando desde já para enaltecer o trabalho até agora desenvolvido e desejar um bom período de descanso.


    Do ponto de vista de atuação da instituição, seja em geral, seja concretamente na área operacional, importa registar um vasto conjunto de agradecimentos que temos recebido, devidamente reproduzidos no website que, naturalmente atestam o envolvimento dos nossos profissionais, seja na componente inspetiva, técnico-científica ou formativa. Neste particular não posso deixar de destacar a menção feita por duas empresas de renome, no caso a «Rolex» e a «Louis Vuitton» que, reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido pela ASAE no combate à contrafação às referidas marcas, entregaram duas placas comemorativas alusivas à excelência operacional desenvolvida pela ASAE nesta matéria.


    Obviamente que o reconhecimento externo é um barómetro importante de avaliação da nossa ação, de algum modo corporiza e dá vida aos instrumentos de gestão, pois a aprovação dos mesmos nunca pode constituir um fim em si mesmo, mas antes têm que ser implementados e avaliados, também pelos «clientes» externos, cujo resultado se afigura muito positivo, mas naturalmente só possível graças ao bom desempenho de todos os profissionais da ASAE.


    Por outro lado, não posso deixar de referir a conclusão de um processo inspetivo a que a ASAE foi sujeita, concluído no 1º semestre de 2017 e referente à problemática da divulgação das estatísticas e dados públicos desta Autoridade. Com efeito, e tendo sido suscitada a dúvida de existir manipulação na divulgação dos dados públicos, em especial os operacionais, razão pela qual foi instaurado um processo inspetivo com vista a aclarar tal situação, tendo por referência temporal o período desde 2011 até à atualidade.


    Ora com agrado registou-se que, sem prejuízo de um acompanhamento e aperfeiçoamento contínuo, o processo concluiu como provado que desde 2014 até à atualidade tem existido um esforço de aperfeiçoamento e de divulgação estatística fidedigna e credível. Naturalmente não é mais do que o cumprimento do nosso dever, a demonstração da melhoria da instituição, isto é que o percurso temporal percorrido desde 2006 deve refletir um melhoramento da nossa ação e por isso há que sublinhar tal aspeto.


    Importa ainda referir por último, e no que concerne aos instrumentos de gestão da ASAE, já anteriormente noticiada a aprovação, pela tutela, do Plano de Atividades para 2017, tendo agora sido confirmada a menção de desempenho de Bom da ASAE, referente ao Relatório de Atividades de 2016.

    A todos umas boas férias.


                                                                                                               O Inspetor Geral
                                                                                                           Pedro Portugal Gaspar


     


    ASAEnews nº 108 - julho 2017

     
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66