Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Relações Multilaterais

No quadro do relacionamento institucional ASAE-INPI, a ASAE recebeu em maio, uma delegação das alfândegas turcas. Tratou-se de uma visita no âmbito do projeto Technical Assistance for Border Enforcement of IPR for Modernization of Turkish Customs Administration VIII, cofinanciado pela União Europeia e pela República da Turquia e liderado pelo Instituto Dinamarquês de Propriedade Industrial. Esta delegação teve a oportunidade de visitar os Armazéns de recolha de material apreendido em Castelo Branco, onde decorreu uma reunião com a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal.


Visita de uma delegação do Fórum Macau à ASAE

 

Visita de uma delegação do Fórum Macau à ASAE

 



A 20 de junho teve lugar uma reunião entre a ASAE e uma Delegação do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, liderada pela Secretária Executiva.

 

 

 
Visita de uma delegação do Fórum Macau à ASAE



Nesta reunião foram analisados e discutidos alguns assuntos de interesse comum, nomeadamente as relações entre o Fórum das Inspeções Económicas e de Segurança Alimentar dos Países de Língua Oficial Portuguesa (FISAAE) da CPLP e o  Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), bem como a Plataforma de Transações Eletrónicas Online para o Centro de Distribuição de Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa.



Visita à ASAE de uma delegação da Food and Drug Administration da China

 

 
Visita à ASAE de uma delegação da Food and Drug Administration da China



No quadro das relações de cooperação bilateral entre a ASAE e a sua homóloga Food and Drug Administration, realizou-se em junho uma visita à ASAE, em resposta à missão efetuada à R.P. da China que teve lugar em maio de 2015, chefiada pelo então Secretário de Estado Adjunto e da Economia, acompanhado pela ASAE.

 

 
Visita à ASAE de uma delegação da Food and Drug Administration da China




Durante a permanência nosso país, decorreram diversos encontros, nomeadamente, com o Inspetor-Geral da ASAE, com a Subdiretora da Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV) e com a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA). Foi ainda efetuada uma visita a uma indústria do ramo agroalimentar. 



Visita oficial da AIFAESA de Timor Leste à ASAE

 

 
Visita oficial da AIFAESA de Timor Leste à ASAE



A ASAE é presidente do IVº Fórum das Atividades Económicas e de Segurança Alimentar (FISAAE) dos Países da CPLP, no biénio 2017-2018. Nesta qualidade e de forma a preparar a realização do Vº FISAAE, decorreu na ASAE uma reunião com a Vice-presidente deste Fórum, a Autoridade de Inspeção e Fiscalização da Atividade Económica, Sanitária e Alimentar (AIFAESA), a qual será responsável pela organização do próximo evento, em Timor Leste.



Aproveitando a presença desta entidade, realizou-se a 2ª reunião de gestão do Protocolo de Cooperação, onde foi assinado o Plano de Atividades para 2018. Houve ainda lugar a duas visitas, por parte da delegação da AIFAESA: ao Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE e aos Armazéns de produtos apreendidos pela ASAE, em Castelo Branco.




Estágio FLAD-ASAE

 

 
Estágio FLAD-ASAE



 

No âmbito do programa de Estágios curriculares de Verão do Study in Portugal Network, gerido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), e de acordo com as relações que a ASAE mantem com esta organização, o Gabinete de Relações Internacionais recebeu durante os meses de junho e julho, uma aluna da área de Relações Internacionais da Boston University – EUA, para a qual foi efetuado um programa de estágio e formação.

 
Estágio FLAD-ASAE



 

A estagiária teve a oportunidade de participar em todas as atividades que decorreram durante este período, no contexto do exercício de funções diárias deste gabinete, sendo possível partilhar ideias, práticas e métodos, com reflexos positivos para ambas as partes.



 


ASAEnews nº 108 - julho 2017

 

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66