Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Relações Multilaterais / Bilaterais

    Relações Multilaterais / Bilaterais

     

    Relações Multilaterais / Bilaterais

    Relações Multilaterais

    Reunião do grupo de trabalho Advisory Forum on Capacity Building

    No quadro do relacionamento institucional ASAE-BfR, o Gabinete de Relações Internacionais participou numa reunião do grupo de trabalho “Advisory Forum on Capacity Building” em Berlim, de 28 a 29 de junho. A criação deste grupo de trabalho resultou do aumento das solicitações de formação às instituições de avaliação de risco em segurança alimentar, quer na Europa, quer a nível internacional. Assim, na 61ª reunião do Fórum Consultivo da EFSA, e de acordo com uma proposta do BfR, foi aprovada a constituição deste grupo de trabalho, associado a um Fórum Consultivo de Capacity Building, do qual Portugal faz parte. O BfR é a entidade coordenadora do grupo.

    Além da ASAE, participaram nesta reunião membros do BfR (Alemanha), da EFSA, da AECOSAN (Espanha), da VKM (Noruega), NVWA (Holanda) e da ANSES (França).


    Participação do Inspetor Geral na Conferência “Europol Intelectual Property Crime on Innovative Strategies for Effective Enforcement”

    No quadro da cooperação entre a ASAE e a Europol  várias ações operacionais (OAP’s) estão em curso no ciclo 2014-2017, para a Prioridade Counterfeit Goods, em colaboração com os EM e a CEPOL, Comissão, Eurojust, Europol, OHIM (atual EUIPO) e Interpol.

    Neste sentido, o Inspetor Geral foi convidado a participar na conferência “Conferência “Europol Intelectual Property Crime on Innovative Strategies for Effective Enforcement” que se realizou em Antuérpia, de 19 a 20 de setembro 2017.



    Relações Bilaterais

    Reunião na Embaixada de Portugal em Berlim

    No quadro da missão a Berlim de 27 de junho a 14 de julho de uma representante da ASAE, teve lugar uma reunião com a Embaixada de Portugal em Berlim, no sentido de se proceder a um follow up das relações bilaterais da ASAE com a Alemanha.

    Neste quadro, a ASAE tem desenvolvido a sua ação bilateral com a Alemanha, sobretudo junto do Instituto Federal para a Avaliação de Risco - BfR, exercendo o reforço da cooperação entre os dois países através da colaboração para criação de uma rede “capacity building” para as entidades que atuam nas áreas de competência comuns nos países de língua oficial portuguesa. Esta cooperação revela-se essencial, na atual reformulação da arquitetura mundial, uma vez que assistimos cada vez mais a uma globalização.
     

    Participação no curso de formação 6th BfR-Summer Academy on Risk Assessment and Risk Comunication in Food Safety

    Esta ação de formação decorreu de 3 a 14 de julho de 2017, com a participação de 33 formandos repartidos por Portugal, Uruguai, Geórgia, Brasil, Jordânia, Cabo Verde, Irlanda, Holanda, Finlândia, Colômbia, China, Bósnia e Herzegovina, Bangladesh, Japão, Republica da Coreia, Arábia Saudita, Sérvia, Singapura, Eslováquia, Taiwan.

    O programa de formação incluiu, a realização de sessões de formação em sala, sobre temas relacionados com a avaliação e comunicação de risco em matéria de segurança alimentar e, ainda, sessões técnico-práticas e workshops.

    Realça-se a importância que constitui a seleção dos formandos para este tipo de missão, nomeadamente daqueles que estão envolvidos em avaliação e comunicação de risco.


    Reunião bilateral ASAE e a AHRESP

    No passado dia 8 de setembro de 2017, decorreu na sede da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) em Lisboa, uma reunião com a ASAE, na sequência do lançamento do programa “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo”.

    Este programa, tem como objetivo principal, a identificação de restaurantes portugueses em Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Brasil, representativos da cultura gastronómica nacional e que desempenhem um papel importante na divulgação do destino Portugal.

    Neste âmbito, a AHRESP numa primeira abordagem, gostaria de contar com o apoio da ASAE, no sentido de identificar naqueles países, relativamente à restauração, a possível existência de critérios que possam distinguir e/ou classificar os restaurantes.


    Reunião com a Direção Geral da Economia da Região Autónoma do Príncipe

    No passado dia 13 de setembro de 2017, decorreu na sede da ASAE, uma reunião, a pedido da DRE, com o Inspetor-Geral.

    Esta reunião resulta de um pedido da diretora da Direção Regional Económica de Príncipe (DRE), devido à necessidade de alargamento da entidade de controlo de qualidade alimentar na Região Autónoma de Príncipe. Nesta reunião discutiu-se uma futura parceria.


     

    ASAEnews nº 109 - outubro 2017

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66