Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

EDITORIAL

 


Neste aniversário da ASAE, o 12º da sua existência, importa obviamente realçar a inauguração de dois espaços físicos afetos à nossa instituição, um de cariz cultural e outro de natureza operacional, conferindo uma visão integradora e multidisciplinar da nossa instituição.


Também convém não nos esquecermos que no ano transato, aquando da comemoração do 11º aniversário da ASAE, o mesmo foi celebrado em Barcelos, precisamente com a inauguração da nossa delegação no Minho, afirmação da instituição no Norte do país e do alargamento territorial de base operacional.


Assim, no presente ano, consolidando de forma sustentada esta política de alargamento territorial da ASAE, procedemos à inauguração de uma nova delegação operacional, extensão da UO-V, desta feita domiciliada em Tondela. Consegue-se deste modo conferir uma afirmação da ASAE na Beira Alta e fixar um ponto físico intermédio no interior do país, entre Mirandela e Castelo Branco, precisamente para assegurar uma melhor resposta aos desafios que se nos colocam nesta zona do território.


As instituições afirmam-se por diversas manifestações e iniciativas, sendo que se numa primeira fase o fizemos através de seminários e colóquios, como o foi nas comemorações do 9º e 10º aniversários, agora, no presente, chegou o momento da afirmação territorial e expansão física da organização. Assim, tanto em Barcelos, como em Tondela, assegurando uma presença física em maior área territorial, demonstrando maior prontidão e eficiência na resposta a dar aos cidadãos, numa palavra reforçando a vitalidade da instituição que, deste modo, aumentou em 25% a sua localização física operacional no território nacional.


Ainda neste 12º aniversário, na linha da afirmação territorial, desta feita de cariz cultural, a ASAE inaugurou em Vimioso o espaço do “Memorial da mobilidade transfronteiriça, contrabando e fiscalização”, permitindo o conhecimento público de importante acervo cultural associado à atividade operacional inspetiva, de modo a que seja do conhecimento generalizado da população. Assim, sem prejuízo da manutenção do núcleo museológico da ASAE em Castelo Branco, que se mantém, potenciou-se um alargamento desse mesmo testemunho cultural, evidenciando-se a faceta integradora da nossa instituição.
Com efeito, a dinâmica operacional não se esgota no ato fiscalizador imediato, mas obviamente há toda uma dinâmica envolvente que deve ser do conhecimento público, precisamente para que exista uma memória associada a esse mesmo desafio operacional. Mas, aqui, tal como em Tondela, ou em Barcelos, a opção centrou-se no interior do país, na afirmação da desconcentração e assim contribuindo para uma efetiva coesão nacional.


Todas estas iniciativas, concebidas e gizadas pela ASAE, naturalmente que não podiam ser desenvolvidas de forma isolada, pois não existiriam recursos autónomos para tal, razão pela qual procedeu-se à devida articulação com os respetivos municípios. Deste modo, tanto em Barcelos, como em Tondela ou no Vimioso, as respetivas Câmaras Municipais são parceiros inestimáveis para a concretização e desenvolvimento destes projetos que, obviamente enriquecem ambas as partes, mas principalmente as respetivas populações.


Numa palavra, desenvolveu-se uma verdadeira parceria entre instituições públicas, entre a Administração Central e Autárquica, conferindo proximidade e projeção para o desempenho administrativo, estando assim a ASAE e os seus trabalhadores de parabéns por mais um aniversário, sem os quais naturalmente que a instituição não teria suporte humano para o desenvolvimento da sua ação e, consequentemente, para a comemoração desse mesmo aniversário.


Parabéns à ASAE e aos seus trabalhadores:



                                                                                                        O Inspetor Geral
                                                                                                   Pedro Portugal Gaspar

 

ASAEnews nº 110 - novembro 2017

EDITORIAL
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66