Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Cooperação


    Relações Multilaterais


    Participação do Inspetor Geral na Reunião do grupo de trabalho Advisory Forum da EFSA

    Os membros deste Forum, representam os organismos nacionais responsáveis pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar. A ASAE, na sua qualidade de autoridade nacional responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, é o membro português do Advisory Forum da EFSA. Atualmente, o representante permanente português é o Inspetor-Geral da ASAE, que como dirigente máximo, assegura a representação nacional nas reuniões deste órgão.

    As reuniões do Fórum Consultivo da EFSA (Advisory Forum), são trimestrais e, têm a finalidade de fortalecer a avaliação de risco da UE, intensificar o intercâmbio de informações, bem como facilitar o acesso a especialistas e organizações competentes em matéria de avaliação de riscos.

    Assim, neste último trimestre ocorreram duas reuniões deste Grupo de Trabalho:

    • 65th MEETING OF THE EFSA ADVISORY FORUM, Tallinn, 3 a 4 de outubro de 2017;
    • 66TH MEETING OF THE EFSA ADVISORY FORUM, Parma, 5 a 6 de dezembro 2017.


    Participação do Inspetor Geral na Reunião Heads of European Food Safety Agencies, HoA Meeting

    A reunião “Heads of European Food Safety Agencies” é um encontro semestral dos dirigentes máximos das Agências de Segurança Alimentar, representantes da Segurança Alimentar Europeia (EFSA) e membros da Comissão Europeia.

    Estas reuniões constituem plataformas onde se discutem assuntos reguladores, o papel dos gestores de risco e a estratégia dos controlos oficiais, bem como outras questões específicas de interesse comum na segurança alimentar.

    Um dos temas abordados nesta reunião, quo ocorreu em Tallin de 16 a 17 de novembro, foi a crise relacionada com o incidente de contaminação com Fipronil, vivido a nível Europeu no verão passado. Este incidente, que obrigou a várias reuniões de emergência dos Estados Membros, da Comissão Europeia e, ainda, a uma conferência Ministerial (que teve lugar a 26 de setembro de 2017) permitiu detetar alguns pontos fracos na gestão de uma crise desta dimensão, concluindo-se haver a necessidade de planear ações estratégicas e sistemáticas ao nível dos Estados Membros e da União Europeia para prevenção, deteção e, melhoramento do tratamento de tais incidentes ou crises.


    Workshop “Crisis &Emergent Risks Communication”, Lisboa, 22 de novembro

    Como membro da EFSA, a ASAE é o Ponto Focal desta instituição e participa em vários grupos, entre os quais o Grupo sobre Comunicação de Risco. No âmbito deste grupo, a ASAE comprometeu-se em organizar 3 eventos internacionais no âmbito da Segurança Alimentar com particular enfoque nos Riscos Emergentes e Comunicação de Risco em Situação de Emergência.

    Paralelamente, decorrente de ser o atual Presidente do FISAAE, alargou um dos workshops a representantes de homólogas da ASAE oriundas dos PALOPs, e ainda à Coreia do Sul, a Espanha e à Turquia Os três eventos tiveram lugar em Lisboa, nos dias 22 e 23 de novembro de 2017, nas instalações da CPLP e contaram com a presença de S. Excelência o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.

     

    Cooperação



    Relações Bilaterais

    Reunião Bilateral entre a ASAE e a sua homóloga da Turquia, General Diretorate of Food and Control, GDFC

    No passado dia 25 de setembro de 2017, decorreu na sede da ASAE, uma reunião entre a ASAE e a sua homologa GDFC.

    Atualmente, o Estado Turco tem como uma das grandes prioridades o desenvolvimento estratégico no sector comercial, sendo que, adotar boas práticas europeias e consequentemente aderir à União Europeia é o seu grande objetivo.

    Neste sentido, a Turquia, no âmbito das boas relações bilaterais com Portugal, enviou uma delegação representativa dos respetivos departamentos estatais com a missão de visitar as várias entidades homólogas portuguesas, reunir com elas e melhor conhecer as boas práticas europeias dentro do sector comercial.

    Missão da ASAE a Moçambique

    No quadro das relações bilaterais entre a ASAE e a sua homóloga moçambicana – a Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE); e, simultaneamente, no quadro multilateral do Forum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas dos Países da CPLP (FISAAE), deslocou-se a Moçambique uma delegação da ASAE, chefiada pelo Inspetor-Geral, Mestre Pedro Portugal Gaspar, em outubro de 2017.

    A missão teve como objetivos: (1) a realização da 6ª Reunião Anual da Comissão de Gestão do Protocolo; (2) ministrar formação de Inspetores da INAE; (3) proceder a um diagnóstico laboratorial sujeito à INAE; (4) fazer um ponto de situação sobre as atividades do Forum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas (FISAAE) dos países da CPLP, previstas para o último trimestre de 2017 e para 2018. No final da missão, a delegação portuguesa teve uma reunião com a Embaixadora de Portugal em Maputo.


    Ação de formação em Cabo Verde

    No âmbito da cooperação entre a ASAE e a Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentar (ARFA), deslocou-se a Cabo Verde um Inspetor-Chefe e uma Técnica Superior da ASAE, no período de 9 a 13 de outubro, para dar formação no âmbito das atividades inscritas no plano de ação entre a ARFA e ASAE, subordinada ao tema “Formação Específica no âmbito das atividades de Segurança Alimentar”.


    Assinatura de protocolo bilateral entre a ASAE e a sua homologa da Guiné Bissau - a Inspeção Geral do Comércio e do Artesanato (IGCA)

    Durante o Workshop “Crisis & Emergent Risks Communication” que se realizou em Lisboa a 22 de novembro celebrou-se o Protocolo de Cooperação entre a ASAE e a sua homóloga da Guiné Bissau, Inspeção Geral do Comércio e do Artesanato (IGCA). Esta celebração contou com a presença de S. Excelência o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.


    Participação nas comemorações do 15º Aniversário do BfR, GLOBAL PAST, PRESENT AND FUTURE CHALLENGES IN RISK ASSESSMENT- STRENGTHENING CONSUMER HEALTH PROTECTION, BfR

    Por ocasião da comemoração do 15º aniversário do Instituto Federal para a Avaliação de Risco (BfR), no quadro das relações bilaterais com a ASAE, o Presidente deste Instituto endereçou, um convite ao Sr. Inspetor-Geral da ASAE, para participar nesta importante comemoração, que ocorreu em Berlim, de 30 de novembro a 1 de dezembro de 2017.

    Para além de uma série de apresentações durante o Simpósio Internacional Conjunto sobre “Global Past, Present and Future Challenges in Risk Assessment – Strengthening Consumer Health Protection”, houve lugar a uma troca de visões entre os parceiros internacionais convidados, na tarde de 1 de dezembro.


    Reunião na Embaixada de Portugal em Berlim

    No quadro da missão a Berlim, no âmbito do aniversário dos 15 anos do BfR, o Srº Inspetor Geral da ASAE, reuniu com o Embaixador de Portugal em Berlim, no sentido de se proceder a um follow up das relações bilaterais da ASAE com a Alemanha. 

    A ASAE tem desenvolvido a sua ação bilateral com a Alemanha, sobretudo junto do Instituto Federal para a Avaliação de Risco – BfR, exercendo o reforço da cooperação entre os dois países através de:

    • colaboração para criação de uma rede “capacity building” para as entidades que atuam nas áreas de competência comuns nos países de língua oficial portuguesa;
    • colaboração para a participação de Portugal, através da ASAE, na Cimeira Internacional de Saúde a decorrer em Coimbra em abril de 2018, WHS2018.


    Sessão de esclarecimentos em Lisboa com os Operadores Indianos a 27 de novembro

    Os níveis de crescimento e desenvolvimento que a Índia tem vindo a registar levaram o país a uma maior participação na cena política e comercial internacional, sendo hoje considerada uma das mais importantes economias emergentes da Ásia.

    Dada a dupla missão da ASAE, ou seja, ser uma autoridade administrativa e um órgão da polícia criminal, que tem a missão de monitorizar as atividades económicas no setor alimentar e não alimentar, a ASAE tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, relações com mais de uma contraparte do mesmo país. De fato, desde 2015, que a ASAE tem procurado alargar a cooperação bilateral com homólogas indianas. Tendo desde essa data desenvolvido relações com a Embaixada da Índia.

    É num quadro de cooperação bilateral que a ASAE pretende contribuir para o desenvolvimento económico da Índia e de Portugal, a fim de reforçar e consolidar os laços afetivos que já existem entre os dois países.


    Reunião Bilateral ASAE-MFDS e ASAE -NIFDS em Lisboa e em Berlim

    No âmbito das Relações Bilaterais entre Portugal e a Coreia do Sul decorreu, no dia 22 de novembro de 2017, a primeira reunião de trabalho entre a ASAE e uma delegação do Ministry of Food and Drug Safety (MFDS), com o intuito de se dar início uma parceria bilateral.

    A estrutura orgânica do Ministry of Food and Drug Safety é muito semelhante à da Food and Drug Administration dos Estados Unidos da América. Este Ministério tem sobre a sua competência o National Institute of Food and Drug Safety Evaluation e seis Regional Office of Food and Drug Safety.

    Na reunião foram identificadas potenciais áreas de cooperação a explorar, bem como foi proposta a assinatura de um Protocolo de Cooperação.

    A 30 de novembro, aproveitando a presença de uma delegação do NIFDS da Coreia do Sul, nas comemorações do 15º Aniversário do BfR, teve lugar, à margem, uma reunião do Sr. Inspetor-Geral da ASAE com o NIFDS, no sentido de se identificarem áreas técnicas a desenvolver em termos de cooperação.


    Formação e-learning

    Ainda no quadro da presidência do FISAAE, foi pela primeira vez lançada uma formação em sistema de E-Learning subordinada ao tema “Princípios Gerais De Inspeção Alimentar E Económica”.

    Esta modalidade de formação, constituída por 4 módulos, permitirá a todas as entidades membros deste Fórum, terem acesso, a todo o momento e de acordo com as disponibilidades dos seus colaboradores, aos conteúdos disponibilizados.

    Pretende-se com esta formação, dotar os que a ela terão acesso, de competências genéricas e introdutórias, aos princípios da Segurança Alimentar e Económica. A sua duração será de 4 meses.
     


    ASAEnews nº 111 - dezembro 2018

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66