
Ações de Formação

Ação de formação “Espaços de jogo e recreio”
A Dra. Helena Menezes, considerada a nível nacional e europeu, referência portuguesa e europeia na área da promoção da saúde e bem-estar das crianças e famílias, ministrou nos passados dias 5,6,12 e 13 de abril, durante 28 horas, a 16 inspetores da ASAE, uma formação, com componente teórica e prática, onde se debruçou particularmente na demonstração da importância das Normas Europeias, para as quais o diploma legal requer cumprimento obrigatório, numa análise das mesmas enquanto ferramenta útil para a gestão do risco durante todo o ciclo de vida destes espaços, de forma a permitir brincadeiras livres, estimulantes e seguras.
A ação de formação permitiu a criação de um grupo de trabalho de 9 inspetores, que juntamente com o Gabinete de Planeamento Estratégico e Formação, se encontram a preparar uma ação de formação a ser por eles ministrada aos restantes inspetores e que contempla a análise das 11 Normas Técnicas vigentes, na prática da atividade inspetiva da ASAE, e consequente contributo na garantia da segurança desses espaços para brincadeiras livres, estimulantes e seguras.

Ação de formação “Água para consumo humano”
Com a publicação do Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro, que estabelece o Novo Regime Legal da Qualidade da Água na Indústria Alimentar e Sistemas de Abastecimento Particular, num momento em que a qualidade da água e a sua escassez se encontra na agenda mundial de preocupação com a utilização e preservação de recursos essenciais, a ASAE realizou duas ações de formação sobre a referida temática, nas instalações da IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., uma em Lisboa e outra em Coimbra, nos passados dia 05 e 07 de junho respetivamente.
As duas ações de formação foram ministradas, pelo Diretor do Departamento da Qualidade da Água da ERSAR - Entidade Reguladora da Segurança da Água e Resíduos, Dr. Luís Simas, que acompanhou a elaboração do referido diploma legal e tiveram a participação de 155 trabalhadores da ASAE (8 dirigentes, 118 inspetores e 37 técnicos superiores).
A formação incidiu sobre a análise do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, e as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro e a correspondente aplicabilidade na atividade inspetiva da ASAE.
ASAEnews nº 113 - julho 2018