Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia
10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA


A 12 de dezembro de 2018 realizou-se o Seminário comemorativo do 10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA nesta importante rede europeia da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.

O evento saldou-se por um enorme sucesso pela adesão que teve, com mais de 150 presenças registadas entre várias Autoridades Competentes e entidades públicas dos Ministérios da Saúde, Agricultura, Segurança Social, Negócios Estrangeiros e Defesa, assim como participação expressiva do Conselho Científico da ASAE e da Academia Portuguesa com representantes de diversas Universidades e Politécnicos nacionais. Ainda de relevar a forte presença de Associações representativas dos vários sectores, empresas de consultoria e vários operadores económicos quer da área da Indústria quer da grande distribuição alimentar.

10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA


O programa foi bastante diversificado tendo como fio condutor a evolução histórica e o planeamento do PNCA ao longo da década, a importância do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE na execução do mesmo– recordando-se, a este propósito que, em 2018, o LSA também comemora 20 anos de Acreditação pelo IPAC-Instituto Português da Acreditação -  e as conclusões operacionais e processuais sobre os seus resultados, respetivamente, por parte da Unidade Nacional de Operações e pelo Departamento de Assuntos Jurídicos e Contraordenações. A inclusão de dinâmicas interativas, na parte da manhã, teve uma enorme recetividade com a audiência a ser chamada a participar na discussão dos temas apresentados, visando evidenciar em tempo real os dados de perceção de risco com votações em direto dos participantes da plateia.

10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA


Na parte da tarde, duas mesas redondas estiveram em evidência. A primeira subordinada às Entidades do Artigo 36º: a mais-valia, as potencialidades e os exemplos de sucesso”, em que participaram o INSA, FCNAUP, IPMA, IPL – MARE e a ASAE. Esta mesa alusiva aos 10 anos de Focal Point da EFSA, foi ativamente moderada pelo oficial científico da EFSA que é o Chair desta importante Network europeia. Abordaram-se questões relevantes sobre a comunidade científica na área da Avaliação e Comunicação dos Riscos com partilha de experiências ao nível das candidaturas a programas da EFSA, tendo ficado bem patente tanto as mais valias como as oportunidades de melhoria dos programadas de incentivos da EFSA.

10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA

A segunda mesa redonda teve como debate o próprio “PNCA: 10 anos ao serviço do consumidor” e participaram nela a DGC, APED, FIPA, DECO e a ASAE, ficando a moderação a cabo do Diretor da revista Tecnoalimentar. A discussão foi amplamente participativa, tendo sido lançados vários reptos à ASAE, nomeadamente, e em destaque, o de proceder a uma maior e mais ampla comunicação do PNCA e dos seus resultados, quer a nível institucional quer a nível do público em geral, visto se tratar de uma ferramenta de enorme utilidade pública para todo o sector alimentar, quer na vertente do controlo oficial, quer ainda na vertente da ciência e do serviço ao consumidor.

10º Aniversário do PNCA e da ASAE como Focal Point da EFSA


ASAEnews nº 115 - dezembro 2018

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66