Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    'Projeto IA.SAE - Inteligência Artificial na Segurança Alimentar e Económica'

    Projeto IA.SAE - Inteligência Artificial na Segurança Alimentar e Económica


    A ASAE está a implementar um dos quatro projetos (piloto) em áreas de particular interesse para a Sociedade, a promover no âmbito da “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, (INCoDe.2030)”, no que respeita ao fomento da aplicação da Ciência dos Dados na Administração Pública através do estabelecimento de parcerias entre entidades da Administração Pública e unidades de Investigação e Desenvolvimento.

    Este projeto, a par dos outros três foi identificado pelos Gabinetes da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em estreita colaboração com a coordenação da Iniciativa Portugal INCoDe.2030, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, I. P.), para que possa  funcionar como Modelo de Parceria, contribuindo, deste modo, para o fomento de novas colaborações entre a Administração Pública e as Unidades de I&D.

    O projeto visa promover a segurança alimentar e saúde pública, a defesa do consumidor e salvaguardar as regras de mercado e a livre concorrência entre operadores económicos através do desenvolvimento de modelos de análise de risco e de seleção de agentes económicos a fiscalizar, assente nas mais recentes técnicas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizagem Computacional e nas bases de dados disponíveis e a desenvolver na ASAE.

    Ao nível das metodologias a implementar, pretende-se a utilização de técnicas de fusão e extração de informação, aprendizagem computacional, otimização, mineração de dados e texto (data & text mining), conceção de algoritmos de otimização e geração de Rotas/Planos e definição de métodos de visualização inteligente de informação. Aplicação de técnicas de aprendizagem contínua do sistema com inputs para melhoria continua do seu funcionamento.

    Neste contexto, o projeto resulta de uma parceria entre a ASAE e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) através do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência dos Computadores (LIACC), com um plano de trabalhos para um período de 18 meses.

    O Projeto IA.SAE inclui a construção de cinco módulos distintos, que seguidamente se apresentam sucintamente:

    1 - Sistema de Geração e Otimização Inteligente de Matrizes de Risco

    Conceção de matrizes globais de risco baseadas, entre outros aspetos, no volume de consumo, taxa de incumprimento da atividade, produto/serviço específico e outros fatores, com a utilização de técnicas de otimização para maximização da correlação entre o risco e o resultado efetivo das fiscalizações.

    2 - Sistema de Análise Inteligente de Reclamações e Denúncias

    Implementação de um sistema inteligente de análise de reclamações eletrónicas e denúncias, através da definição dos melhores métodos de extração de informação de modo a caracterizar o seu tipo/área de atividade, relevância operacional/ilícito em presença e proceder à respetiva categorização e priorização.

    3 - Sistema de apoio à fiscalização de vendas com redução de preço - Saldos e Promoções

    Extração semiautomática de informação das várias fontes relativas às comunicações obrigatórias de saldos e liquidações de modo a gerar relatórios e alarmes por incumprimento da regulamentação aplicável (v. g. prazos e duração máxima), complementada com técnicas de georreferenciação.

    4 - Sistema de Seleção Inteligente de Operadores Económicos a Fiscalizar

    Articulação das matrizes de risco, dos dados extraídos nas atividades precedentes, do histórico de fiscalizações e um cruzamento global inteligente da informação para seleção/proposta dos operadores económicos a fiscalizar (com localização física e virtual (e-commerce)). Complementaridade com técnicas de georreferenciação e de definição de rotas de fiscalização.

    5 - Interface do Sistema, Visualização Inteligente de Indicadores de Desempenho (KPI) e Informação Georreferenciada

    Definição da interface global do sistema, modo de configuração global do mesmo e dos métodos de visualização inteligente de informação, com ênfase para a visualização interativa georreferenciada e informação relativa a mapas e percursos/rotas.

    Geração e visualização de KPI’s relevantes para a organização.

    Procedeu-se, em setembro de 2018, à assinatura do protocolo de colaboração entre as entidades promotoras e financiadora, para a realização do projeto, sendo que está atualmente a decorrer a fase de constituição da equipa de trabalho e a disponibilização de informação para o arranque dos trabalhos.




      ASAEnews nº 115 - dezembro 2018

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66