Home Contactos
  • Facebook
Logo MinEconomia
    Logo ASAE
    banner de topo

    13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos (IFDC)


    Realizou-se entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, no auditório do INFARMED, em Lisboa, a 13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos em torno do tema selecionado “Desafios para Bases de Dados Alimentares na Era da Bioinformática”.

    A organização do evento esteve a cargo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e da International Network of Food Data Systems (INFOODS) e teve a participação de mais de uma centena de participantes, oriundos de todos os continentes.

    13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos (IFDC)


    O objetivo da Conferência foi a troca de experiências entre especialistas de todo o mundo sobre temas como a criação e compilação de dados de composição de alimentos e as suas aplicações em diferentes áreas como nutrição, saúde, biodiversidade, tecnologia dos alimentos, biotecnologia, políticas alimentares, educação na nutrição alimentar e políticas agrícolas.

    A ASAE esteve presente com a apresentação de um Poster Científico elaborado pela Divisão de Riscos Alimentares com a colaboração da equipa internacional do projeto IDRisk, sob o tema: “IDRisk project – Improving data quality for RISK assessment”, resultante do projeto IDRisk que é um projeto financiado pela EFSA, coordenado pela ASAE e envolve 3 instituições de 2 Estados-membros da União Europeia (UE): ASAE e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) de Portugal e Croatian Agency for Agriculture and Food (HAPIH) da Croácia. O ID Risk, através da partilha de conhecimentos entre Portugal (ASAE e INSA) e Croácia (CSH), tem como objetivo reforçar a capacidade de recolha, gestão e transmissão de dados dos controlos oficiais, para produzir repositórios de informação com robustez e qualidade, para realizar estudos de avaliação de risco e de investigação científica.

    13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos (IFDC)



    Numa das apresentações inseridas no programa do dia 18 de outubro o projecto IDRisk, coordenado pela ASAE, foi tema integrante da comunicação “Natural Language Processing applied to Food Data”, produzida por Sidney Tomé do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA e membro da equipa do IDRisk.

    O programa da Conferência foi distribuído com as diferentes temáticas da seguinte forma:

    » Dia 15 de outubro: “PortFir”.

    » Dia 16 de outubro: “Session 1 - National and international activities; Session 2 - Data methodology and dissemination; Session 3 - New data base and aproaches.”

    » Dia 17 de outubro: “Session 4 - New nutrient data; Session 5 - New compositional data on animal food; Session 6 - New compositional data.”

    » Dia 18 de outubro: “Session 7 - Analytical methods and compliance; Session 8 - Food data and bioinformatics; Session 9 - Nutritional epidimiology and recipe calculation; Session 10 - Round table -  the origins of Food Composition Tables.”

    Esta conferência possibilitou a discussão de aspetos que podem melhorar as bases de dados da composição de alimentos existentes, bem como a criação de novas parcerias que visem a construção de novas bases de dados em países onde ainda não existam, devidamente adaptadas às suas realidades. A partilha de experiências por parte dos países que já possuem bases de dados testadas e funcionais, poderá promover avanços e novas tecnologias noutros países que se estão a iniciar nestas matérias.



     ASAEnews nº 118 -  dezembro 2019


     

    • COVID-19 ASAE
    • Denúncias COVID-19
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Asae Topics in Other Languages
    • Não paramos. Estamos ON!
    • BCFT
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    66