Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia


Realizou-se entre os dias 15 e 18 de outubro de 2019, no auditório do INFARMED, em Lisboa, a 13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos em torno do tema selecionado “Desafios para Bases de Dados Alimentares na Era da Bioinformática”.

A organização do evento esteve a cargo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e da International Network of Food Data Systems (INFOODS) e teve a participação de mais de uma centena de participantes, oriundos de todos os continentes.

13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos (IFDC)


O objetivo da Conferência foi a troca de experiências entre especialistas de todo o mundo sobre temas como a criação e compilação de dados de composição de alimentos e as suas aplicações em diferentes áreas como nutrição, saúde, biodiversidade, tecnologia dos alimentos, biotecnologia, políticas alimentares, educação na nutrição alimentar e políticas agrícolas.

A ASAE esteve presente com a apresentação de um Poster Científico elaborado pela Divisão de Riscos Alimentares com a colaboração da equipa internacional do projeto IDRisk, sob o tema: “IDRisk project – Improving data quality for RISK assessment”, resultante do projeto IDRisk que é um projeto financiado pela EFSA, coordenado pela ASAE e envolve 3 instituições de 2 Estados-membros da União Europeia (UE): ASAE e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) de Portugal e Croatian Agency for Agriculture and Food (HAPIH) da Croácia. O ID Risk, através da partilha de conhecimentos entre Portugal (ASAE e INSA) e Croácia (CSH), tem como objetivo reforçar a capacidade de recolha, gestão e transmissão de dados dos controlos oficiais, para produzir repositórios de informação com robustez e qualidade, para realizar estudos de avaliação de risco e de investigação científica.

13ª Conferência Internacional de Dados sobre Alimentos (IFDC)



Numa das apresentações inseridas no programa do dia 18 de outubro o projecto IDRisk, coordenado pela ASAE, foi tema integrante da comunicação “Natural Language Processing applied to Food Data”, produzida por Sidney Tomé do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA e membro da equipa do IDRisk.

O programa da Conferência foi distribuído com as diferentes temáticas da seguinte forma:

» Dia 15 de outubro: “PortFir”.

» Dia 16 de outubro: “Session 1 - National and international activities; Session 2 - Data methodology and dissemination; Session 3 - New data base and aproaches.”

» Dia 17 de outubro: “Session 4 - New nutrient data; Session 5 - New compositional data on animal food; Session 6 - New compositional data.”

» Dia 18 de outubro: “Session 7 - Analytical methods and compliance; Session 8 - Food data and bioinformatics; Session 9 - Nutritional epidimiology and recipe calculation; Session 10 - Round table -  the origins of Food Composition Tables.”

Esta conferência possibilitou a discussão de aspetos que podem melhorar as bases de dados da composição de alimentos existentes, bem como a criação de novas parcerias que visem a construção de novas bases de dados em países onde ainda não existam, devidamente adaptadas às suas realidades. A partilha de experiências por parte dos países que já possuem bases de dados testadas e funcionais, poderá promover avanços e novas tecnologias noutros países que se estão a iniciar nestas matérias.



 ASAEnews nº 118 -  dezembro 2019


 

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66