Home Contactos
  • Facebook
Logo MinEconomia
    Logo ASAE
    banner de topo

    3.ª Edição da International Conference on Food Contaminants (ICFC)
    Desafios na Avaliação do Risco

    3.ª Edição da International Conference on Food Contaminants (ICFC)

    Teve lugar nos dias 26 e 27 de setembro, em Aveiro, a 3ª edição da Conferência Internacional em Contaminantes Alimentares “International Conference on Food Contaminants: challenges on risk assessment (ICFC 2019)”, organizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em parceria com a Universidade de Aveiro.

    A conferência foi dedicada aos desafios relacionados com a avaliação de risco em alimentos, exposição humana a contaminantes (químicos, microbiológicos e nutricionais) que contribuem para o risco a que os consumidores estão sujeitos através do consumo de alimentos, e avaliação de risco-benefício em alimentos.

    O evento multidisciplinar constituiu um fórum para investigadores já consagrados e para jovens investigadores partilharem conhecimentos avançados sobre contaminantes nos alimentos e a sua relação com a saúde humana. O evento incluiu comunicações orais ministradas por académicos de renome mundial, bem como na apresentação de cerca de uma centena de pósteres científicos.

    O ICFC teve quatro sessões temáticas: “Challenges in food risk assessment: new perspectives”, “Human exposure to chemical food contaminants”, “Other agents (microbiological and nutritional) affecting risks” e “Food risk-benefit assessment: lessons and new perspectives”.

    A sessão de abertura da Conferência internacional contou com a presença da Subinspetora-Geral da ASAE, Eng.ª Filipa Melo de Vasconcelos. A ASAE esteve também envolvida nos trabalhos científicos desenvolvidos, nomeadamente nas comunicações orais sobre o Projeto RiskBenefit4EU, no qual a ASAE faz parte:

    -  “Building capacity in risk-benefit assessment of foods: lessons learned from the RB4EU Project”, por Géraldine Boué;

    - “Risk-benefit assessment of cereal-based foods consumed by children - a case study under RB4EU Project”, por Ricardo Assunção.

    Assim como na apresentação de dois pósteres científicos:

    - “Official control of contaminants in food from the Portuguese market between the years 2016-2018”;
    - “Nut consumption in Portugal: the balance between the risks and the benefits regarding liver cancer and cardiovascular disease”.


    ASAEnews nº 118 -  dezembro 2019

                                                                

     

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66