
3.ª Edição da International Conference on Food Contaminants (ICFC)
Desafios na Avaliação do Risco

Teve lugar nos dias 26 e 27 de setembro, em Aveiro, a 3ª edição da Conferência Internacional em Contaminantes Alimentares “International Conference on Food Contaminants: challenges on risk assessment (ICFC 2019)”, organizada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em parceria com a Universidade de Aveiro.
A conferência foi dedicada aos desafios relacionados com a avaliação de risco em alimentos, exposição humana a contaminantes (químicos, microbiológicos e nutricionais) que contribuem para o risco a que os consumidores estão sujeitos através do consumo de alimentos, e avaliação de risco-benefício em alimentos.
O evento multidisciplinar constituiu um fórum para investigadores já consagrados e para jovens investigadores partilharem conhecimentos avançados sobre contaminantes nos alimentos e a sua relação com a saúde humana. O evento incluiu comunicações orais ministradas por académicos de renome mundial, bem como na apresentação de cerca de uma centena de pósteres científicos.
O ICFC teve quatro sessões temáticas: “Challenges in food risk assessment: new perspectives”, “Human exposure to chemical food contaminants”, “Other agents (microbiological and nutritional) affecting risks” e “Food risk-benefit assessment: lessons and new perspectives”.
A sessão de abertura da Conferência internacional contou com a presença da Subinspetora-Geral da ASAE, Eng.ª Filipa Melo de Vasconcelos. A ASAE esteve também envolvida nos trabalhos científicos desenvolvidos, nomeadamente nas comunicações orais sobre o Projeto RiskBenefit4EU, no qual a ASAE faz parte:
- “Building capacity in risk-benefit assessment of foods: lessons learned from the RB4EU Project”, por Géraldine Boué;
- “Risk-benefit assessment of cereal-based foods consumed by children - a case study under RB4EU Project”, por Ricardo Assunção.
Assim como na apresentação de dois pósteres científicos:
- “Official control of contaminants in food from the Portuguese market between the years 2016-2018”;
- “Nut consumption in Portugal: the balance between the risks and the benefits regarding liver cancer and cardiovascular disease”.
ASAEnews nº 118 - dezembro 2019