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Comunicação e Informação Pública

A entrada no novo milénio caracterizada pela globalização, o boom digital e a tecnologia que lhe está associada, trouxe consigo uma série de implicações; o impacto a nível social e económico, alterando a forma como as organizações comunicam com os seus stakeholders está hoje na ordem do dia.

A atual Pandemia do Coronavírus transformou tudo e todos. As organizações reorganizaram-se e mais do que nunca foi colocada à prova a eficácia das estratégias de comunicação.

Para uma organização como a ASAE que diariamente é contactada por consumidores, operadores económicos e entidades públicas/privadas, a forma como se foi processando a comunicação foi um enorme desafio, que marcou o ano de 2020, particularmente, pela constante preocupação em disponibilizar nos canais oficiais conteúdos informativos úteis e relevantes, atualizados em face do contexto pandémico em que o país vive.

A ASAE de forma a garantir um elevado grau de satisfação dos seus públicos encetou uma estratégia de modernização comunicacional que se revelou muito desafiante.

Em jeito de balanço do ano de 2020 destaca-se os seguintes indicadores e resultados:

  • Em 2020 foram registadas 1.627.855 visitas ao site da ASAE representando um aumento de cerca de 31 % face ao ano transato. Cientes do interesse e acréscimo de procura de informação provocado pelas regras inerentes ao contexto de pandemia COVID-19, a ASAE procurou, desde o primeiro momento, reforçar os conteúdos disponíveis ao nível da comunicação externa, com informação útil relacionada com a matéria, quer para consumidores quer para operadores económicos. Assim, desde logo, foram criados duas áreas específicas no site institucional (www.asae.gov.pt), a primeira de carácter essencialmente informativo, dando destaque às novas regras e legislação que foi surgindo, com disponibilização de documentação técnica, perguntas frequentes, guias de orientação ao exercício de atividade, entre outras, a segunda área tratou-se da criação de um Canal de Denúncias COVID-19, contribuindo para uma maior rapidez na análise e sequência operacional, sempre que necessário, das referidas denúncias.

Site ASAE - COVID-19


  • Em 2020 foram recebidas 34.731 denúncias, traduzindo um aumento de 51% relativamente ao ano transato, salientando-se incidência em matérias relacionadas com a pandemia, designadamente incumprimento das regras estabelecidos pela Declaração da Situação de Alerta e Calamidade (CORONAVÍRUS), especulação de preços e requisitos de produtos utilizados para a proteção contra a pandemia, entre outras.

  • Relativamente ao Livro de Reclamações foram recebidas na ASAE cerca de 160.000 reclamações (livro de reclamações em formato físico e eletrónico), com destaque para as 46.113 reclamações registadas através da plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico criada através de medida SIMPLEX+, correspondendo a um aumento de 179% relativamente ao ano transato.
Gráfico referente às Reclamações
Número de Reclamações recebidas anualmente 2018 – 2020 – Livro Eletrónico


  • Na área da comunicação destaca-se ainda a receção de 20.447 pedidos de informação, quer através de suporte físico (carta/fax), correio eletrónico, plataforma do livro de reclamações eletrónico, atendimento presencial na sede e atendimento telefónico, representando um aumento de 55% relativamente ao ano de 2019.
Pedidos de Informação


  • Relativamente às redes sociais, a ASAE reforçou a sua presença na página oficial da rede social Facebook, com melhoria dos estilos e imagem, bem como, lançamento de novas rubricas como o “#TomeNota”, tendo as publicações efetuadas gerado um alcance global superior a meio milhão de interações. De salientar que no final de 2020, o canal Facebook da ASAE regista um total de 31.022 seguidores, representando um aumento de 34,7% de novos seguidores face ao ano transato.

  • O ano de 2020 ficou também marcado pela adesão da ASAE ao canal Instagram, lançado em novembro, por ocasião da comemoração do 15º aniversário da ASAE, continuando a consolidar a sua estratégia de “engajamento”, registando atualmente cerca de 650 seguidores.

Instagram ASAE


  • Por último, e no que se refere ao contacto com os Órgãos de Comunicação Social foram recebidas 291 solicitações, tendo ainda sido emitidos um total de 47 Comunicados de Imprensa e 8 Notas de Agenda, a maioria no âmbito das ações desenvolvidas pela ASAE, num ano marcado pela pandemia Covid-19. Mantiveram-se ainda acompanhamentos de ações no terreno pelos OCS’s e entidades governamentais bem como acompanhamento na realização de conferência de imprensa com a presença do Senhor Ministro da Economia e da Transição Digital e do Senhor Secretário de Estado Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor no início da pandemia.
Fotos


Durante o ano de 2020 foram publicados 6738 artigos relacionados com a ASAE com a seguinte distribuição:

Gráfico




ASAEnews nº 122 - março 2021

  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
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