Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Relações Internacionais


»  Visita da Direção de Regulação e Controlo das Atividades Económicas de São Tomé e Príncipe à ASAE

No âmbito do relacionamento bilateral, uma delegação da Direção de Regulação e Controlo das Atividades Económicas de São Tomé e Príncipe, realizou uma missão a Lisboa, nos dias 23 e 24 de novembro de 2021.

Esta missão, que incluiu uma visita às instalações da sede da ASAE, uma reunião bilateral, uma visita ao Laboratório de Segurança Alimentar e a participação dos elementos da congénere, enquanto observadores, numa ação de fiscalização a operadores económicos, permitiu à contraparte um conhecimento mais aprofundado da atividade operacional e da área técnico-científica da ASAE e promoveu a reativação da cooperação entre as duas entidades.

Em termos concretos, a ASAE assumiu o compromisso de continuar a apoiar a atividade da Direção de Regulação e Controlo das Atividades Económicas, nomeadamente no domínio da formação de quadros. 


Relações Internacionais



»  O Embaixador da República da Coreia visitou a ASAE 

No dia 16 de novembro de 2021, uma delegação da Embaixada da República da Coreia em Lisboa, chefiada pelo Embaixador Song Oh, visitou as instalações da sede da ASAE.

Esta visita contemplou a apresentação do material contrafeito apreendido e das menções feitas por várias marcas ao trabalho desenvolvido pela ASAE, a apresentação das valências do Centro de Controlo Operacional e da atividade operacional da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal e uma reunião entre o Embaixador da República da Coreia em Portugal e o Inspetor Geral da ASAE. 

Durante a reunião, as duas partes confirmaram o interesse em formalizar a cooperação na área da segurança alimentar através da assinatura do Memorando de Entendimento entre a ASAE e o Ministry of Food and Drug Safety.


Relações Internacionais



»  Relações Bilaterais ASAE – Embaixada da Moldávia 

O Embaixador da Moldávia em Portugal, visitou a ASAE no dia 3 de dezembro de 2021. Esta visita teve como objetivos proporcionar um maior conhecimento da atividade da ASAE ao Sr. Embaixador e aprofundar os assuntos abordados em reunião havida em agosto.

A visita decorreu de forma amigável, tendo sido expresso o interesse de ambas as partes em estabelecer relações de cooperação na área da segurança alimentar, nomeadamente através da promoção de contactos entre a ASAE e a ANSA, autoridade de segurança alimentar da Moldávia. Esta cooperação teria, como maior enfoque, a formação e a capacitação institucional nestes domínios, para além da partilha das melhores práticas da ASAE no âmbito das suas funções.


Relações Internacionais



»  Relações Bilaterais ASAE – Entidade Reguladora Independente da Saúde 


Relações Internacionais


No âmbito do mecanismo de cooperação estabelecido entre a ASAE e a Entidade Reguladora Independente da Saúde, ocorreu, no dia 25 de janeiro, em formato virtual, a V reunião da Comissão de Coordenação.

A reunião foi frutífera, pois permitiu a identificação das atividades de cooperação a realizar conjuntamente e a assinatura do Plano de Atividades para 2022.

Este Plano, que contempla 9 atividades no total, consagra a reativação da cooperação bilateral pós período pandémico e dinamiza a cooperação no quadro multilateral do FISAAE, uma vez que foi considerada a realização de uma atividade para promoção da realização da próxima Assembleia Geral do Fórum. 


»  Reativação da Cooperação com a Guiné-Bissau


Relações Internacionais


No quadro das relações bilaterais, realizou-se uma reunião de trabalho, em formato digital, entre a ASAE e a Direção-Geral do Comércio e Indústria, no dia 8 de fevereiro de 2022. 

Na reunião, e face às competências da entidade homóloga, as duas partes concordaram em desenvolver ações de cooperação na área da formação e do apoio laboratorial, quer em formato presencial, quer em formato virtual. Igualmente, reiteraram a importância da cooperação multilateral no quadro do FISAAE.



ASAEnews nº 125 - março 2022



  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66