Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Laboratório de Segurança Alimentar: Laboratório reconhecido nacional e internacionalmente no Setor do Azeite

Laboratório de Segurança Alimentar: Laboratório reconhecido nacional e internacionalmente no Setor d



 

De entre os alimentos analisados no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE (LSA), destacam-se os diversos tipos de azeite, tendo em conta a importância económica do setor do azeite, uma vez que Portugal se encontra nos 1ºs lugares relativamente à produção mundial de azeite e o setor apresenta significativa vocação exportadora.

Laboratório de Segurança Alimentar: Laboratório reconhecido nacional e internacionalmente no Setor d




1. Reconhecimentos da competência técnica do LSA

No âmbito das análises físico-químicas e sensoriais de azeites o LSA é reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) e acreditado pela NPENISO 17025 pelo Organismo Nacional de Acreditação (IPAC).

Estes dois tipos de reconhecimento implicam:

  • Participação regular em Ensaios Interlaboratoriais, nos quais o LSA demonstra a qualidade dos resultados analíticos que produz através da comparação com resultados obtidos nas mesmas amostras por centenas de outros laboratórios sediados em vários países.
  • Submissão das suas atividades a auditorias anuais que confirmam, entre outros requisitos, a robustez metrológica dos resultados obtidos.

No panorama nacional, o LSA, é o único laboratório de controlo oficial possuidor de ambos estatutos: Acreditação pela NPENISO 17025 e reconhecimento pelo COI.


 
Laboratório de Segurança Alimentar: Laboratório reconhecido nacional e internacionalmente no Setor d



Laboratório de Segurança Alimentar: Laboratório reconhecido nacional e internacionalmente no Setor d

2. O LSA e o controlo oficial europeu no setor do azeite

a. Portugal

Em Portugal, o controlo oficial do setor do azeite (preconizado nas orientações da Comissão Europeia) é assegurado, na sua totalidade, através das análises físico-químicas e sensoriais efetuadas no LSA da ASAE, incindindo quer em amostras colhidas pela própria ASAE (em ações inspetivas ou no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras (PNCA)), quer pela análise de amostras colhidas em todo o país pela Direção Geral de Veterinária (DGAV).

Em 2021 o número global de amostras de azeite virgem extra, azeite virgem e azeite, analisadas em sede de controlo oficial foi de 133, correspondendo à determinação de mais de uma dezena de parâmetros analíticos na maioria destas amostras.

b. Outros Estados Membros

No ano 2021, o LSA foi nomeado oficialmente pelas entidades congéneres da Hungria (Nemzeti Élelmiszerlánc-biztonsági Hivatal) e dos Países Baixos (Wageningen Food Safety Research) como laboratório designado para a execução das análises correspondentes ao controlo oficial do setor do azeite destes países.

Assim, o LSA rececionou as amostras colhidas por estas entidades, procedeu à sua análise (físico-química e sensorial), emitindo e enviando os respetivos boletins de análise. 

Em anos anteriores o LSA da ASAE colaborou também neste contexto com a várias entidades congéneres europeias.


3. Clientes particulares do LSA do setor do azeite (nacionais e internacionais)

Ainda no domínio das análises dos diversos tipos de azeite, o LSA apoia as empresas deste setor, através da análise de amostras enviadas por diversos Operadores Económicos nacionais de modo a avaliar a qualidade dos azeites por eles produzidos e/ou embalados.

Em 2021 O LSA analisou 231 amostras enviadas pelos OE nacionais e no 1º semestre de 2022 este número ascende já a 169.

Este tipo de serviços é também prestado pelo LSA a entidades internacionais de várias nacionalidades (Espanha, Itália e Polónia), que em 2021 foram responsáveis pelo envio de 60 amostras de vários tipos de azeite, sendo que no 1º semestre de 2022 o LSA já analisou 53 amostras neste contexto.


4. Conclusões

Tendo em conta toda a informação descrita anteriormente, na qual se incluem contratos de prestação de serviços e reconhecimentos por diversas entidades nacionais e internacionais bem como os convites para participação em Júris de Prova em concursos de azeite nacionais e internacionais, a ASAE, orgulha-se do estatuto de prestígio que, O LSA e a sua Equipa, conseguiram alcançar neste setor tão importante para a economia nacional, pretendendo aprofundar a sua relevância.



ASAEnews nº 126 - setembro 2022


 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66