Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
banner de topo

Projeto internacional ID Risk - A importância da harmonização do sistema de recolha de dados de controlos oficiais na Defesa do Consumidor

Projeto internacional ID Risk

Com início em fevereiro de 2019, o projeto internacional ID RISK: Improving data quality for risk assessment teve a sua reunião final no passado dia 31 de maio, nas instalações da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), sita em Parma, Itália, e o seu final oficial no dia 12 de junho de 2022.  O projeto ID Risk foi um projeto financiado pela EFSA, coordenado pela ASAE e envolveu 3 instituições de 2 Estados-membros da União Europeia (UE): ASAE e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) de Portugal e a Agência para a Agricultura e Alimentação (HAPIH) da Croácia. O ID Risk teve como objetivo reforçar a capacidade de recolha, gestão e transmissão de dados provenientes dos controlos oficiais para produzir repositórios de informação com robustez e qualidade que permitam o escrutínio dos dados e a realização de estudos de avaliação de risco. Para tal, o consórcio propôs-se a criar uma aplicação de registo digital das amostras colhidas no âmbito do controlo oficial de alimentos, que pudesse ser utilizada pelos inspetores/técnicos de colheita de amostras no terreno, de forma a recolher de forma automática, numa base de dados, os dados relativos aos alimentos colhidos, permitindo recolher mais e melhores informações, poupar tempo, papel e diminuir os erros de preenchimento no sistema. 

Paralelamente, propôs-se ainda a criar uma ferramenta que permitisse a codificação automática dos alimentos colhidos no sistema de codificação da EFSA, FOODEX2, com recurso a metodologias baseadas na inteligência artificial. Este sistema de codificação, que é obrigatório quando se reportam os dados dos controlos oficiais para a EFSA, permite harmonizá-los de modo a que possam ser trabalhados para a realização de estudos científicos de avaliação dos riscos, que se pretendem mais robustos e transparentes.

Concluídas com sucesso as tarefas do projeto, as mesmas foram apresentadas à EFSA, tendo ficado totalmente demonstrado o enorme potencial de utilidade prática das ferramentas desenvolvidas, que poderão não só vir a beneficiar as entidades intervenientes no projeto, como também outras Autoridades Competentes de outros Estados Membros. O relatório final do projeto encontra-se atualmente em fase de aprovação por parte da EFSA e será publicado no Jornal Oficial da EFSA. No relatório final do projeto, para além da descrição da totalidade das atividades desenvolvidas, constará ainda a forma de acesso às próprias aplicações, bem como aos guias de utilização para os utilizadores as poderem vir a utilizar de forma fácil e livre. 

Terminado este projeto de forma tão positiva, o consorcio encontra-se já a pensar no IDRISK 2.0 que se pretende vir a integrar mais entidades de outros países, com vista à melhoria de um grupo mais alargado de sistemas de recolha de dados, dos controlos oficiais, em uso noutros estados membros, na Defesa da Saúde Pública e do Consumidor. 


Projeto internacional ID Risk



ASAEnews nº 126 - setembro 2022

  • Denúncias  / Denúncias COVID-19
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • BCFT
  • Fraude Alimentar
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66