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17 Anos de ASAE, de Comunicação e Informação Pública


Celebrámos no passado dia 03 de novembro o nosso 17.º Aniversário. 

São 17 anos a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das nossas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

Vivemos na era da globalização, em que as fronteiras se esbatem todos os dias e a informação circula livremente e por vários meios. O digital tornou-se preponderante e neste sentido, 17 anos depois, a comunicação e a informação pública assumem um papel cada vez mais determinante.

Em jeito de balanço, destacam-se alguns indicadores na área da comunicação e informação pública:

  • Cerca de 11.050.000 visitas ao site da ASAE, representando um forte interesse dos nossos stakeholders na procura de informação, sobre matérias relacionadas com a Segurança Alimentar e Económica, tendo-se registado o seu pico durante a pandemia COVID-19, com destaque para duas áreas de maior interesse, sendo uma de carácter essencialmente informativo, dando destaque às novas regras e legislação que foram publicadas, com disponibilização de documentação técnica, perguntas frequentes, guias de orientação ao exercício de atividade, entre outras, e outra, de cariz mais operacional consubstanciando-se na criação de um canal privilegiado para o registo de denúncias relacionadas com a pandemia.
17 de Anos de ASAE, de Comunicação e Informação Pública
  • Foram recebidas cerca de 350 000 denúncias, remetidas por consumidores, operadores económicos e outras entidades.

  • Relativamente ao Livro de Reclamações, foram recebidas na ASAE, aproximadamente, 2,1 milhões de reclamações (livro de reclamações em formato físico e eletrónico). De referir que face à entrada em vigor do Livro de Reclamações Eletrónico, o número destas tem sido crescente ao longo dos anos, com a seguinte distribuição:


17 de Anos de ASAE, de Comunicação e Informação Pública

  • Na área da comunicação, destaca-se ainda a receção de mais de 341.800 pedidos de informação, apresentados através de suporte físico (carta/fax), correio eletrónico, plataforma do livro de reclamações eletrónico e atendimento presencial.

  • Relativamente às redes sociais a ASAE tem vindo a reforçar a sua presença nas redes sociais existentes, com criação de contas oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, no LinkedIn, com modernização do layout, bem como lançamento de novas rúbricas, como o “#TomeNota”, calendário de efemérides, Comunicados de Imprensa e Publicações Diversas, tendo gerado um alcance global médio de aproximadamente de 1.2 milhões de pessoas/ano, com cerca de 52.000 seguidores

17 de Anos de ASAE, de Comunicação e Informação Pública

    • No que se refere ao contacto com os Órgãos de Comunicação Social e como balanço de 17 anos, foram recebidas em média, por ano, cerca de 400 solicitações, tendo ainda sido emitidos em média cerca de 60 Comunicados de Imprensa e Notas de Agenda, realizando-se ainda frequentemente acompanhamento de operações no terreno com órgãos de comunicação social. 
    • A ASAE tem ainda participado em eventos com representação institucional, importando sinalizar a participação anual na feira Segurex – Salão Internacional da Protecção, Segurança e Defesa e em eventos pontuais onde é possível prestar os devidos esclarecimentos aos seus participantes.


    17 de Anos de ASAE, de Comunicação e Informação Pública

    ASAEnews nº 127 - novembro 2022
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