Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Relações Internacionais 


»  VII Reunião do Fórum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas dos Países de língua portuguesa (FISAAE) 

VII Reunião do Fórum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas dos Países de líng


A ASAE participou na VII Reunião do Fórum das Inspeções de Segurança Alimentar e Atividades Económicas dos países de língua portuguesa, que decorreu em Maputo, no período de 16 a 18 de novembro. 

Em complemento, um Inspetor da ASAE ministrou uma formação de 20 horas a 35 elementos das suas congéneres (Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste) sobre segurança alimentar na cadeia da carne e do pescado. 

Durante a reunião, subordinada ao tema “Ações Inspetivas no período pós pandemia - Medidas sanitárias, ações inspetivas, desafios e oportunidades”, foi possível a partilha de experiências entre as entidades presentes (ASAE, INAE, ERIS, ANIESA e AIFAESA) e a intervenção da INFOSAN e da Food Defense Administration dos EUA. 

Como é habitual, foi acordado o plano de atividades do FISAAE para o próximo biénio e houve lugar à tomada de posse da nova presidência e vice-presidência, as quais serão asseguradas pela INAE de Moçambique e pela ANIESA de Angola, respetivamente. 


Reunião Bilateral ASAE – INAE (Moçambique)

»  Reunião Bilateral ASAE – INAE (Moçambique) 

No quadro da cooperação, decorreu no dia 18 de novembro, em Maputo, uma reunião bilateral entre a ASAE e a Inspeção Nacional das Atividades Económicas de Moçambique para definição de um plano de atividades a desenvolver no próximo biénio. 

A reunião decorreu num ambiente fraterno e de grande abertura, tendo permitido a definição de 8 atividades, 5 delas a realizar em Portugal e online e 3 a ter lugar em Moçambique e online.


 
Adesão ao International Heads of Food Agencies Forum

»  Adesão ao International Heads of Food Agencies Forum 

 No âmbito da cooperação multilateral, a candidatura da ASAE ao Fórum Internacional dos Diretores das Agências de Segurança Alimentar foi aceite no final de novembro.

O Fórum Internacional foi criado em janeiro de 2020 com a finalidade de aprofundar a cooperação entre as autoridades de segurança alimentar para fazer face às questões emergentes de segurança alimentar e nutricional, através da partilha de informações, boas práticas e melhor capacitação institucional.

A participação neste Fórum vem consolidar a posição da ASAE na cena internacional como enquanto Autoridade de referência.

 
Visita do Embaixador da República da Coreia


»  Visita do Embaixador da República da Coreia 

Na sequência da tomada de posse do novo Chefe da Missão Diplomática da República da Coreia em Portugal, o Embaixador Yeongmoo Cho visitou a sede da ASAE no dia 8 de novembro. 

Durante a visita o Sr. Embaixador teve a oportunidade de conhecer a atividade da ASAE e de abordar o Memorando de Entendimento a ser assinado entre a ASAE e o Ministry of Food and Drug Safety da República da Coreia.


 
Reunião bilateral com a ERIS (Cabo Verde)



»  Reunião bilateral com a ERIS (Cabo Verde)  

No dia 4 de novembro, a ASAE e a ERIS reuniram-se, em Lisboa, para avaliação do plano de atividades do ano em curso e para definição do plano de atividades para o próximo ano. 

Durante a reunião constatou-se que o plano de atividades do ano em curso está integralmente cumprido e assim foi dada continuidade a algumas atividades com a sua inscrição no Plano do próximo ano, visto que foram consideradas de grande utilidade.



 
Visita Técnica da ERIS de Cabo Verde

»  Visita Técnica da ERIS de Cabo Verde 

No âmbito do relacionamento bilateral, a ASAE acolheu, na sua sede, duas técnicas da ERIS de Cabo Verde, na semana de 22 a 25 de novembro. 

Durante a visita técnica, inscrita no plano de atividades bilaterais para o ano em curso, as duas técnicas acompanharam o trabalho e as metodologias utilizadas nas áreas das Relações Internacionais e do Planeamento Estratégico, com o intuito de melhorar as práticas utilizadas na ERIS, contribuindo assim para a capacitação institucional desta entidade congénere. 

A visita técnica correspondeu às expetativas das participantes, uma vez que já se encontram a elaborar propostas no sentido de implementar novas metodologias de trabalho.


 
 EFSA – Reuniões do Advisory Forum

»  EFSA – Reuniões do Advisory Forum

Na qualidade de Ponto Focal da EFSA, a ASAE fez-se representar pelo Inspetor-Geral na 85ª (Praga) e na 86ª (Berlim) reuniões do Advisory Forum, que se realizaram nos dias 25 e 26 de novembro e no dia 6 de dezembro de 2022, respetivamente.

Nestas reuniões abordaram-se os seguintes temas: avaliação do risco, saúde e segurança alimentar, produtos fitofarmacêuticos e comunicação na Europa. 

No quadro da EFSA, o Inspetor-Geral participou ainda na Risk Assessment Research Assembly 2022, que teve lugar em Berlim, no dia 7 de dezembro. 


»  Reunião do Grupo Heads of the European Food Safety Agencies 

 
Reunião do Grupo Heads of the European Food Safety Agencies I

No período de 28 a 30 de novembro, o Inspetor-Geral participou na Conferência European Agri-Food Sustainability & Innovation e na reunião dos Head of the European Food Safety Agencies

Os Head of the European Food Safety Agencies focaram-se na cooperação com a Comissão, no E-Commerce, na Sustentabilidade, no Pacote Higiene e na Inovação. 



ASAEnews nº 128 - dezembro de 2022



  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66