
Comunicação e Informação Pública - Balanço 2023
Atenta à crescente complexidade das áreas de intervenção no âmbito da inspeção e fiscalização do mercado, e enquanto órgão de polícia criminal, a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, atua em constante supervisão de todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, e na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.
Sob os valores de compromisso, integridade, rigor e inovação, a ASAE tem vindo a adotar uma estratégia didática e esclarecedora, assente nos princípios de comunicação e informação pública, que reafirma, pela disponibilização de conteúdos úteis e relevantes em vários canais e meios de comunicação, especialmente ao nível das obrigações e responsabilidades de cada interveniente perante o mercado.
Neste sentido, e sempre atenta ás novas tendências e flutuações do público alvo, a ASAE disponibiliza e distribui, frequentemente, um conjunto de informação dirigida aos consumidores e operadores económicos quer através do website, quer por via das redes sociais, procurando distribuir as ações e matérias mais relevantes pelos canais tradicionais da imprensa.


Ao nível da comunicação social, foram divulgados 98 comunicados de imprensa e notas de agenda, organizadas 33 entrevistas e respondidas 423 solicitações/interpelações de órgãos de comunicação. Através de monitorização diária sobre a posição e notoriedade da ASAE, aferiu-se que esta interação veio a motivar 363 destaques de 1.ª página em órgãos de comunicação de referência, incluindo imprensa escrita e digital, e um total de 10.545 notícias divulgadas através dos vários meios: online, TV, imprensa escrita e radio.
No âmbito da comunicação organizacional externa, através da permanente atualização de conteúdos no website, foram registados 1.634.000 acessos a menus e páginas, que se traduz numa média de aproximadamente 4.500 utilizadores diários, nacionais e internacionais. Por outro lado, no âmbito da comunicação interna - intranet, foram ainda disponibilizados cerca de 400 conteúdos informativos, que registaram um total e 62.958 acessos.
Foram ainda recebidos 11.942 pedidos de informação, tendo dado resposta às questões provenientes de consumidores, operadores económicos, associações de setor, outras entidades oficias, entre outros.