Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Cooperação

    Cooperação

    A segunda quinzena de outubro e o mês de novembro foram, sem dúvida, muito intensos para a ASAE em termos de cooperação ao nível internacional.

    Relações de cooperação bilateral entre portugal e timor-leste




    Relações de cooperação bilateral entre Portugal e Timor-Leste

    No dia 19 de novembro, o Inspetor-geral da Inspeção das Atividades Económicas de Timor visitou os laboratórios do Lumiar. Após esta visita, foi recebido pelo Inspetor-geral da ASAE, para a Reunião do Grupo de Trabalho, no âmbito do Protocolo estabelecido entre as duas instituições, tendo sido acordado o Plano de Atividades para 2016. Esta foi a primeira vez que o atual dirigente da IAE, visitou as instalações da ASAE.

     
    Cooperação com o BfR e assinatura de protocolo de cooperação




    Cooperação com o BfR e assinatura de protocolo de cooperação

    De 18 a 20 de outubro, o Inspetor-Geral da ASAE deslocou-se a Berlim, ao Bundesinstitut für Risikobewwertung (BfR), onde reuniu com o presidente deste organismo - o Prof. Doutor Andreas Hense. Este encontro teve como objetivos, identificar e analisar atividades importantes a desenvolver entre as duas congéneres, tendo sido assinado o Protocolo de Cooperação nas áreas da avaliação e comunicação das atividades alimentares. No decorrer de 2016, irão realizar-se atividades de cooperação entre as duas instituições.

     
    Encontros com os embaixadores do Japão, Bulgária e Coreia dos Sul acreditados em Portugal




    Encontros com os embaixadores do Japão, Bulgária e Coreia dos Sul acreditados em Portugal

    Com o objetivo de estreitar laços de cooperação, o Inspetor-Geral e a Chefe de Divisão do Gabinete de Relações Internacionais da ASAE, reuniram com os Embaixadores do Japão e da Bulgária acreditados em Portugal. Destes encontros, resultou o compromisso do desenvolvimento de uma aproximação entre a ASAE e as homólogas dos respetivos países.

     
    Cooperação


    Neste mesmo âmbito, foi recebido na sede da ASAE, o novo Embaixador da Coreia do Sul, a desempenhar funções em Portugal. Neste encontro foi possível reafirmar o interesse de ambas as partes, numa futura cooperação a estabelecer entre os dois países.


    Relações de cooperação bilateral entre Portugal e a Turquia - formação

    Decorrente do Protocolo de Cooperação assinado com a General Directorate of Food and Control (GDFC) da Turquia, decorreu durante uma semana, uma ação de formação nas instalações da ASAE no Lumiar, na área dos Riscos Alimentares. Esta ação contou com a colaboração do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).


    Participação no exercício de crise da EFSA

    No quadro das atividades da ASAE como Ponto Focal (FP) e membro do grupo de trabalho das Comunicações do Conselho Consultivo (AFCWG) da EFSA, uma delegação da ASAE participou na Exercício de Crise, que decorreu na Sede da EFSA em Parma.

    Este exercício de simulação de crise surge na sequência da formação desenvolvida pela EFSA, nos últimos 4 anos, nas diversas facetas da resposta à emergência. Outro objetivo deste exercício foi a avaliação das novas diretrizes da EFSA, em apoiar os Estados membros na comunicação de emergência produzida pelo AFCWG.

    O exercício consistia numa situação de emergência que envolvia 3 países (Alemanha, Hungria, e Áustria) que foram confrontados com uma intoxicação com lectina, decorrente de deficientes procedimentos na preparação de feijões vermelhos.

    A simulação envolveu cerca de 70 pessoas da EFSA e dos EM, divididos em 6 grupos: 3 representando a Alemanha e 3 representando a Hungria. Estes grupos tinham uma composição semelhante no que se refere ao número de cientistas e de comunicadores.

     

    ASAEnews nº 92 - dezembro 2015

     
    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66