Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

O Laboratório da ASAE vai à escola - Projeto Mãos Limpas

O Laboratório da ASAE vai à escola - Projeto Mãos Limpas



Integrado na esfera da responsabilidade social da ASAE o Laboratório de Microbiologia tem vindo, desde 2013, a encarar como um objetivo complementar à sua atividade laboratorial a contribuição para o reforço desta componente, desenvolvendo, de forma ativa, com a comunidade escolar o projeto “Mãos Limpas”.

O projeto “Mãos Limpas - O laboratório da ASAE vai à Escola“ é uma parceria da ASAE com escolas da 1ª e 2ª ciclo e pretende contribuir para as boas práticas da comunidade escolar, no que respeita à prevenção de contaminações cruzadas e consequentes infeções, nomeadamente de origem alimentar.

 

 
O Laboratório da ASAE vai à escola - Projeto Mãos Limpas



Esta atividade insere-se no programa de apoio à promoção e educação para a Saúde.

Educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atividades e valores, que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico e social, bem como à saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

A presença do Laboratório da ASAE nas escolas pretende contribuir para dar a conhecer a vertente de prevenção da ASAE, assim como dar a conhecer o Laboratório de Segurança Alimentar como parte integrante deste organismo.

 
O Laboratório da ASAE vai à escola - Projeto Mãos Limpas


Com o intuito de dar a conhecer o feedback que tem existido por parte das escolas, que muito nos satisfaz, e contribuir para a consolidação e continuação deste projeto, publicamos o texto da carta enviada pela Professora Graça Abreu e o Professor Pedro Narciso da Escola Básica de Telheiras:

O Projeto Mãos Limpas, destinado ao 5º ano de escolaridade, é uma demonstração clara de como, entidades nacionais e laboratórios de qualidade internacional (neste caso, a ASAE e seus laboratórios), podem ser parceiros das escolas, num trabalho conjunto eficaz e motivador.

Este projeto tem-se revelado muito sensibilizador e esclarecedor de uma problemática por vezes esquecida, capaz de demonstrar aos alunos, num curto espaço de tempo, a importância do conhecimento, da investigação científica e do desenvolvimento tecnológico. Além de motivadora e capaz de gerar “suspense” de uma semana para a outra, a atividade permite aos alunos comprovarem, com os seus próprios olhos e sem sombra de dúvida, a importância da higiene (nomeadamente, das mãos, mas não só) e de como é fácil a transmissão de microrganismos entre os seres humanos e destes com o meio envolvente.

A ciência e a tecnologia dos laboratórios de investigação, que alguns alunos já perceberam existir, em particular através de séries da televisão, é trazida à sala de aula, permitindo a revelação de um mundo microscópico ainda algo afastado das suas realidade.

Que melhor maneira para motivá-los a alterar alguns hábitos de higiene? Que melhor maneira de promover-lhes o gosto pela ciência e pela atividade experimental? Que melhor maneira para começarem a perceber que, mesmo em experiências aparentemente simples, o rigor com o material utilizado e com os procedimentos realizados é indispensável ao sucesso da atividade? Que melhor maneira de levá-los a perceber que a ciência é feita por pessoas normais, que estudam e dedicam-se muito, para ajudarem e melhorarem a sociedade?

Obrigado por mais estas lições de ciência e cidadania, tão determinantes numa sociedade mais justa e saudável.

Professora Mª Graça Abreu e Professor Pedro Narciso da Escola Básica de Telheiras.

Desde o início deste projeto o Laboratório de Microbiologia já realizou 28 ações em diferentes escolas para um total de 1750 alunos.

Tendo em vista a boa aceitação do projeto “Mãos Limpas - O laboratório da ASAE vai à Escola“ é nossa intenção prosseguir com estas ações, tendo-se realizado durante o mês de janeiro ações na EB 2,3 Moinhos da Arroja  - Odivelas, na Escola básica 2,3 de Telheiras - Lisboa e na Escola do 1ª ciclo - Escolinha do Bosque.


Caso pretendam a realização de uma ação do projeto “Mãos Limpas” contactar o Laboratório enviando uma mensagem de correio eletrónico para ASAEvaiaescola@asae.pt.

 

ASAEnews nº 94 - fevereiro 2016

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66