
Nota sobre as Instalações
Foram inauguradas, a 2 de Fevereiro de 2011, as novas instalações da ASAE onde funciona o Centro de Apoio Logístico e Administrativo (CALA). Está situado na cidade de Castelo Branco e implantado no mesmo espaço onde já se encontrava em atividade a Delegação da ASAE e o Armazém de Material Apreendido, unidade que centraliza a recolha de todos os materiais apreendidos no País.
Com a inauguração destas instalações que integram o CALA, este centro passou a gerir não só a unidade Armazém que já existia, mas também ficou acrescido de espaços muito qualificados onde a ASAE passou a centralizar a sua atividade de Formação (ações de formação e sua organização, cursos iniciais e de atualização profissional, seminários temáticos, ações de divulgação e informação) bem como o Núcleo Museológico da ASAE, espaço de recolha da memória da evolução da fiscalização da atividade económica e alimentar ao longo do tempo, tanto nos seus diversos aspetos organizativos como mostrando exemplos dos resultados obtidos (i.e. material apreendido) como preservando algum acervo documental mais significativo e até muito do equipamento laboratorial de apoio à investigação e à atividade inspetiva.
A ASAE criou o CALA com esta característica descentralizada e de concentração dos serviços já referidos e ainda com o objetivo de manter, desenvolver e consolidar outros áreas administrativas e logísticas fundamentais, como a recolha e tratamento das reclamações e denúncias e o tratamento informático das fichas de operadores fiscalizados e os boletins de recolha de amostras.
O edifício, construído de raiz pela Câmara Municipal de Castelo Branco, tem dois pisos com cerca de 270 m2/ piso o que perfaz uma área total útil de 540 m2.
Esta estrutura polivalente, além de possuir um auditório com 101 lugares com sistema de som e de vídeoprojeção, dispõe de todos os requisitos no âmbito de climatização, acesso a deficientes, bem como uma rede estruturada de comunicações de voz e dados extensiva a todo o edifício.