
Manual de Alergia Alimentar para a Restauração

No âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica associou-se à Direção-Geral de Saúde, na elaboração e divulgação do Manual “Alergia Alimentar para a Restauração”.
Este Manual foi criado com o objetivo de informar, educar e ajudar os sectores da restauração, hotelaria e turismo a lidar com a alergia alimentar de acordo com as novas disposições previstas no Regulamento (UE) n.º 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho de 25 de outubro.
A informação disponível relativamente à presença de alergénios nos alimentos processados e preparações culinárias é exemplificativa, permitindo a adaptação ao desenvolvimento de novos géneros alimentícios e receitas culinárias.
Salienta-se que o Manual de Alergia Alimentar para a Restauração com autoria de docentes das Faculdades de Medicina e Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, entre os quais se encontram membros do Conselho Científico da ASAE, teve apoio de inúmeras entidades como sejam a APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (que é co-editora), a ALIMENTA - Associação Portuguesa de Alergias e Intolerâncias Alimentares e da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
A componente científica é apoiada pela SPAIC - Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e por médicos e nutricionistas das Faculdades de Medicina e Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Manual de Alergia Alimentar para a Restauração
(PDF, 3.217 KB)