
A figura 1 apresenta os 16 HAPs definidos pela USEPA (United States Environmental Protection Agency) como poluentes prioritários. Tal como ilustrados, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos constituem uma família de compostos caracterizados por possuírem 2 ou mais anéis aromáticos condensados[31].
Os HAPs, tem baixa volatilidade, são pouco solúveis na água apresentando coeficientes de partição octanol/água (Ko/w) superiores a 1000 demonstrando grande afinidade lipofílica, que em geral aumenta com o número de aneis aromáticos da molécula. Devido à sua lipossolubilidade são rapidamente absorvidos a nível celular.
Os HAPs, são quimicamente estáveis, sendo muito pouco degradados por hidrólise. Na presença da luz são susceptíveis de oxidação e foto-oxidação.
Existem 16 HAPs definidos pela USEPA como poluentes ambientais prioritários[31].
No caso dos alimentos, a lista de HAPs definidas no relatório IP/04/1211 de 13 de Outubro de 2004 pelo “Committee on the Food Chain and Animal Health” da Comunidade Europeia, inclui para além destes poluentes definidos pela EPA os seguintes HAPs[16]:
Benzo(j)fluoranteno
Benzo(e)pireno
Ciclopenta(cd)pireno
Perileno
O anexo do regulamento 2005/256/CE de 4 de Fevereiro, apresenta uma lista de HAPs para os quais deve ser avaliado os seus níveis nos alimentos, uma vez que foram assinalados como carcinogénicos pelo comité científico da alimentação humana. Esta lista inclui os seguintes HAPs[10]:
Benzo(a)antraceno
Benzo(b)fluoranteno
Benzo(j)fluoranteno
Benzo(k)fluoranteno
Benzo(g,h,i)perileno
Benzo(a)pireno
Criseno
Ciclopenta(cd)pireno
Dibenzo(a,h)antraceno
Dibenzo(a,e)pireno
Dibenzo(a,h)pireno
Dibenzo(a,i)pireno
Dibenzo(a,l)pireno
Endeno(1,2,3-cd)pireno
5-Metilcriseno
A monitorização dos HAPs nos alimentos e em amostras ambientais é um passo importante para o controlo da exposição humana a estes xenobióticos. Além disso, a sua bio-monitorização em amostras biológicas, é indispensável para confirmar a exposição e prever os potenciais efeitos tóxicos resultantes da exposição humana a estes compostos.