Home Contactos
  • Facebook
Logo ASAE
    Logo MinEconomia
    banner de topo

    Projeto internacional ID Risk

    Projeto internacional ID Risk


    Projeto internacional ID Risk - A importância da harmonização do sistema de recolha de dados de controlos oficiais na Defesa do Consumidor


    O projeto internacional ID Risk teve o seu início formal no passado dia 13 de fevereiro nas instalações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) em Parma, Itália, através de uma kick-off meeting com representantes da EFSA e das instituições envolvidas no consórcio, onde a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) se assume como líder do projeto.

    ID Risk é um projeto financiado pela EFSA, coordenado pela ASAE e envolve 3 instituições de 2 Estados-membros da União Europeia (UE): ASAE e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) de Portugal e Agriculture and Food Agency (CSH) da Croácia.

    O ID Risk tem como objetivo reforçar a capacidade de recolha, gestão e transmissão de dados provenientes dos controlos oficiais para produzir repositórios de informação com robustez e qualidade que permitam o escrutínio dos dados e a realização de estudos de avaliação de risco.

    O trabalho em conjunto e a troca de conhecimentos entre especialistas de organizações de segurança alimentar de diferentes países garante o aumento da eficiência, maximiza a capacidade das avaliações de risco e, por conseguinte, aumenta a confiança no sistema alimentar europeu, defendendo os consumidores.

    O Sistema Nacional de Gestão de Dados (SNGD), corporizado em 2012 no "PT•ON•DATA" permitiu a centralização e harmonização de dados, bem como uma maior automatização dos processos e a realização de transmissão eletrónica para a EFSA, contribuindo assim para uma melhoria da integridade, consistência e qualidade final dos dados. Contudo, muito mais há a fazer visando melhorar e uniformizar o sistema para que este seja capaz de gerir toda a informação resultante dos controlos oficiais a nível nacional. Foi neste sentido que houve a necessidade de se avançar com um projeto inovador que permitisse fazer um “upgrade” ao sistema já existente.

    Com o novel projeto ID Risk pretende-se a implementação de um módulo de formulários dinâmico para criar e gerir formulários de amostragem para vários planos; o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, que possa ser utilizado para registo das amostras colhidas nos próprios locais de colheita através de formulários digitais de colheita de amostras, que por sua vez disponibilizam a informação em tempo real às instituições envolvidas no projeto; a codificação automática da informação obtida no sistema europeu FOODEX2 e transmissão à EFSA desses dados no formato SSD2.

    Viabiliza-se a uniformização dos dados e consequentemente a rápida transmissão dos mesmos à EFSA. Desta forma, será possível obter resultados mais rápidos, consistentes e já devidamente classificados, reduzindo tempo de trabalho das organizações no tratamento dos dados, libertando-as para uma melhor análise dos mesmos e para uma competente avaliação de risco. Importa assim salientar que as melhorias serão refletidas no fortalecimento da capacidade de avaliação de risco na cadeia alimentar, quer a nível nacional, quer europeu ao nível da EFSA.

    »  PNCA - Plano Nacional de Colheita de Amostras  (PDF 1.459 KB)

     

    Projeto internacional ID Risk



    ASAEnews nº 116 - março 2019

    • Reg 765 + Medidas Restritivas
    • Denúcias
    • Livro de Reclamações
    • Asae Topics in Other Languages
    • BCFT
    • COMPETE 2020
    • FISAAE
    • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
    • Simplex
    • EEPLIANT 2
    66