Home
  • Facebook
  • Instagram
Logo ASAE
Logo MinEconomia
banner de topo

Redes Sociais


Redes Sociais


Celebra-se em Portugal desde 2010, o Dia Mundial das Redes Sociais, no dia 30 de junho. 

A comemoração desta data, uma iniciativa do site norte-americano Mashable, tem o intuito de reconhecer a importância das redes sociais na revolução digital e também de refletir sobre a sua utilização.

A globalização da Internet, associada à Revolução Digital, assumiu particular expressão no início deste milénio. O impacto da tecnologia digital e dos sistemas de telecomunicações é avassalador em diversas áreas da vida em sociedade. As redes sociais fazem parte desta transformação do mundo, cujo espaço deixou de ser apenas físico, para passar a ser também digital, vindo a contribuir ativamente para uma comunicação mais democrática entre os vários atores da nossa sociedade. Esta nova abordagem veio também facilitar a relação entre a Administração Pública e os cidadãos. 

Neste sentido, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em prol da defesa dos consumidores, da segurança alimentar e da salvaguarda das regras do mercado e da livre concorrência, não podia deixar de estar ativa nestes canais. Marca presença na plataforma Facebook desde 2016 e em 2020, por ocasião da comemoração do 15º aniversário da ASAE, aderiu também ao canal Instagram continuando assim a consolidar a sua estratégia de comunicação. 

Redes Sociais



Redes Sociais

Em 2020 apostou na melhoria da linguagem e imagem da página do Facebook e no aumento do volume de posts. Foi lançada a rubrica #TomeNota, cujas publicações geraram um alcance global superior a meio milhão de interações. No primeiro semestre de 2021, a página conta com cerca de 34 000 seguidores, um aumento de 8,84% face ao ano de 2020. Para além das interações comuns, gostos e comentários às publicações, em 2021, foi possível dar resposta a cerca de 230 pedidos de informação recebidos através do serviço de mensagens instantâneas Messenger desta plataforma.

 
Redes Sociais



Redes Sociais

Similarmente, a adesão ao canal Instagram, com uma política idêntica, trouxe cerca de 750 novos seguidores dando uma maior visibilidade às atividades desenvolvidas no decurso das suas competências.  

Publicações sobre o resultados de Operações de Fiscalização, têm-se revelado significativas no aumento do interesse dos utilizadores pelo trabalho da ASAE, que continua a desenvolver ações de fiscalização em prol da defesa e das segurança dos consumidores e da sã e leal concorrência entre operadores económicos.

Com a atual pandemia, as redes sociais funcionaram também como motor de busca de notícias e de informações atualizadas sobre o tema da COVID-19. Neste sentido, a ASAE procurou reorganizar a sua estratégia de comunicação de forma a garantir a difusão de conteúdos úteis e relevantes relacionados com a matéria, quer para consumidores quer para operadores económicos. Os canais oficiais da ASAE possibilitaram a interação e participação do público em geral na difusão destes conteúdos, contribuindo assim para informação fidedigna e de qualidade.




ASAEnews nº 213 - julho 2021


 
  • COVID-19 ASAE
  • Denúncias  / Denúncias COVID-19
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 765 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Não paramos. Estamos ON!
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • BCFT
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66