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Comunicação e Informação Pública

A pandemia causada pelo novo Coronavírus veio reforçar o dever de comunicação e informação por parte da ASAE.

Neste contexto e pelo 2º ano consecutivo após o aparecimento do SARS-CoV-2, muitos foram os desafios sentidos. 

A aposta em conteúdos na esfera digital, nas contas oficiais da ASAE: Facebook, Instagram e, mais recentemente no Twitter, veio criar novos circuitos e rotinas de informação diárias que, durante esta pandemia, serviram como um suporte e fonte de informação, procurando ir ao encontro das necessidades dos stakeholders conquistando nas plataformas oficiais crescentes níveis de audiência. 

Como balanço o ano de 2021 fica marcado pelos seguintes indicadores e resultados:

Registadas 1.999.618 visitas ao site da ASAE representando um aumento de cerca de 22,7% face ao ano transato. 

Cientes do interesse e acréscimo da procura de informação provocado pelas regras inerentes ao contexto de pandemia COVID-19, a ASAE manteve em 2021 o mesmo destaque nos conteúdos disponíveis ao nível da comunicação externa, com informação útil relacionada com a matéria, quer para consumidores quer para operadores económicos. 

Assim, manteve-se a aposta nas duas áreas específicas no site institucional (www.asae.gov.pt), a primeira de carácter essencialmente informativo, dando destaque às regras COVID-19 e diplomas gerais que foram surgindo, com disponibilização de documentação técnica, perguntas frequentes, guias de orientação ao exercício de atividade; a segunda, uma área referente ao Canal de Denúncias COVID-19, contribuindo para uma maior rapidez na análise e sequência operacional, sempre que necessário, das referidas denúncias.

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Neste contexto, em 2021 foram recebidas na ASAE 25.267 denúncias, salientando-se a sua maior incidência em matérias relacionadas com o incumprimento dos Deveres Estabelecidos por Declaração da Situação de Emergência, Alerta e Calamidade (CORONAVÍRUS) (28%) e no âmbito criminal pela Desobediência e Géneros alimentícios avariados (7%).

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No que respeita ao Livro de Reclamações foram recebidas cerca de 155.000 reclamações (livro de reclamações em formato físico e eletrónico), com um total estimado de 103.060 reclamações registadas através do livro em formato físico e 51.940 reclamações registadas através da plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico, salientando-se um aumento, nesta última via, de 12% relativamente ao ano transato, apresentando a seguinte distribuição mensal:

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Destaca-se ainda a receção de 19.876 pedidos de informação, recebidos quer através de suporte físico (carta/fax), correio eletrónico, plataforma do livro de reclamações eletrónico, atendimento presencial na sede e atendimento telefónico, destacando-se como principais matérias: 

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Relativamente ao Social Media, importa referir que a ASAE reforçou a sua presença na conta oficial do Facebook, continuando a apostar na melhoria do layout e na criação de novas rúbricas, com destaque para o  “#TomeNota” lançada em 2020.

De destacar que, só em 2021, a ASAE atingiu mais de 1,2 milhões de pessoas com um total de 248 publicações. Atualmente, a rede social Facebook ultrapassa já os 37 mil seguidores

A par do Facebook, a conta oficial do Instagram registou em 2021 o mesmo sucesso, com um total de 1.131 contas seguidoras da ASAE, registando um aumento acima de 500 % de novas contas (+ 911) face ao ano transato, com um total de 229 publicações a atingirem um máximo de 107.600 impressões diretas. 

Ainda no contexto da comunicação digital, o final do ano transato, fica igualmente marcado pelo recém-criado canal Twitter da ASAE, um suporte digital de reforço e de investimento a longo prazo da marca ASAE, que permitirá já em 2022 e em tempo real, à distância de um clique, fazer a partilha de informação, que em tempos de contingências mais apertadas e peculiares, são determinantes para o combate à desinformação.

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No que se refere ao contacto institucional com os Órgãos de Comunicação Social foram recebidas 476 solicitações e 70 Comunicados de Imprensa e Notas de Agenda, a maioria no âmbito das ações de fiscalização desenvolvidas, num ano ainda muito marcado pela pandemia Covid-19. 

Por último, e no âmbito da política de Relações Públicas e Eventos, realça-se no ano de 2021 a execução e organização da Reunião OPSON - Interpol e Europol, com a presença do Ministro da Economia e da Transição Digital e do Secretário de Estado Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, num evento que contou com mais de 130 participantes internacionais oriundos de 40 países, bem como, pela organização das comemorações do 16º aniversário da ASAE, da organização da Exposição Contrafação e do Expositor Digital-PPUE.
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ASAEnews nº 125 - março 2022



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