
Comunicação e Informação Pública
A pandemia causada pelo novo Coronavírus veio reforçar o dever de comunicação e informação por parte da ASAE.
Neste contexto e pelo 2º ano consecutivo após o aparecimento do SARS-CoV-2, muitos foram os desafios sentidos.
A aposta em conteúdos na esfera digital, nas contas oficiais da ASAE: Facebook, Instagram e, mais recentemente no Twitter, veio criar novos circuitos e rotinas de informação diárias que, durante esta pandemia, serviram como um suporte e fonte de informação, procurando ir ao encontro das necessidades dos stakeholders conquistando nas plataformas oficiais crescentes níveis de audiência.
Como balanço o ano de 2021 fica marcado pelos seguintes indicadores e resultados:
Registadas 1.999.618 visitas ao site da ASAE representando um aumento de cerca de 22,7% face ao ano transato.
Cientes do interesse e acréscimo da procura de informação provocado pelas regras inerentes ao contexto de pandemia COVID-19, a ASAE manteve em 2021 o mesmo destaque nos conteúdos disponíveis ao nível da comunicação externa, com informação útil relacionada com a matéria, quer para consumidores quer para operadores económicos.
Assim, manteve-se a aposta nas duas áreas específicas no site institucional (www.asae.gov.pt), a primeira de carácter essencialmente informativo, dando destaque às regras COVID-19 e diplomas gerais que foram surgindo, com disponibilização de documentação técnica, perguntas frequentes, guias de orientação ao exercício de atividade; a segunda, uma área referente ao Canal de Denúncias COVID-19, contribuindo para uma maior rapidez na análise e sequência operacional, sempre que necessário, das referidas denúncias.

Neste contexto, em 2021 foram recebidas na ASAE 25.267 denúncias, salientando-se a sua maior incidência em matérias relacionadas com o incumprimento dos Deveres Estabelecidos por Declaração da Situação de Emergência, Alerta e Calamidade (CORONAVÍRUS) (28%) e no âmbito criminal pela Desobediência e Géneros alimentícios avariados (7%).

No que respeita ao Livro de Reclamações foram recebidas cerca de 155.000 reclamações (livro de reclamações em formato físico e eletrónico), com um total estimado de 103.060 reclamações registadas através do livro em formato físico e 51.940 reclamações registadas através da plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico, salientando-se um aumento, nesta última via, de 12% relativamente ao ano transato, apresentando a seguinte distribuição mensal:


Relativamente ao Social Media, importa referir que a ASAE reforçou a sua presença na conta oficial do Facebook, continuando a apostar na melhoria do layout e na criação de novas rúbricas, com destaque para o “#TomeNota” lançada em 2020.
De destacar que, só em 2021, a ASAE atingiu mais de 1,2 milhões de pessoas com um total de 248 publicações. Atualmente, a rede social Facebook ultrapassa já os 37 mil seguidores.
A par do Facebook, a conta oficial do Instagram registou em 2021 o mesmo sucesso, com um total de 1.131 contas seguidoras da ASAE, registando um aumento acima de 500 % de novas contas (+ 911) face ao ano transato, com um total de 229 publicações a atingirem um máximo de 107.600 impressões diretas.
Ainda no contexto da comunicação digital, o final do ano transato, fica igualmente marcado pelo recém-criado canal Twitter da ASAE, um suporte digital de reforço e de investimento a longo prazo da marca ASAE, que permitirá já em 2022 e em tempo real, à distância de um clique, fazer a partilha de informação, que em tempos de contingências mais apertadas e peculiares, são determinantes para o combate à desinformação.



ASAEnews nº 125 - março 2022