Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia
Sessão Comemorativa 10º Aniversário da ASAE

Sessão Comemorativa 10º Aniversário da ASAE


No passado dia 3 de novembro, teve lugar, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, a Sessão Comemorativa do 10º aniversário da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que contou com cerca de 200 participantes, entre trabalhadores e dirigentes da ASAE, representantes de organismos da Administração Pública, stakeholders e outras entidades que se quiseram associar a este evento.

A Sessão, aberta pelo Senhor Inspetor-Geral da ASAE, Dr. Pedro Portugal Gaspar, foi constituída por três mesas redondas, sendo dedicada, na parte da manhã, ao Setor do Turismo e à Internacionalização e, à tarde, ao Setor dos Vinhos.

 
Sessão Comemorativa 10º Aniversário da ASAE



A mesa redonda sobre o Setor do Turismo, cujo moderador foi o Chefe de Redação-Adjunto do Dinheiro Vivo, Dr. Filipe Morais, tendo como representante da ASAE o Subinspetor-Geral, Dr. Fernando Santos Pereira, contou com a participação da Dra. Teresa Monteiro, Vice-Presidente do Turismo de Portugal, Dra. Joana Almeida, Associação de Turismo do Porto, Dra. Cristina Siza Vieira, Presidente da Direção Executiva da AHP, Sr. José Manuel Esteves, Diretor-Geral da ARHESP e a Dra. Ana Fernandes, Membro da Direção da APECATE, que muito contribuíram para aprofundar o conhecimento deste importante setor da economia, no qual a ASAE tem uma intervenção bastante significativa.
 
Sessão Comemorativa 10º Aniversário da ASAE


No final da manhã, na mesa redonda dedicada à Internacionalização, recebemos os representantes da EFSA, Diretor Executivo, Dr. Bernard Url e, dos NAS - CARABINIERI - Itália, Brigadeiro General Claudio Vincelli e Major Sergio Tirrò, tendo a moderação ficado a cargo do Chefe de Redação da Vida Económica, Dr. Virgílio Ferreira, e a representação da ASAE foi da responsabilidade da Subinspetora-Geral, Engª. Filipa Melo de Vasconcelos. As intervenções focaram, por um lado, a importância da ASAE enquanto Ponto Focal da EFSA e a apresentação da “Estratégia 2020 da EFSA” e, por outro lado, a parceria entre a ASAE e os NAS - Carabinieri, que tem vindo a ser dinamizada. A visita do Diretor Executivo da EFSA Dr. Bernarhd Url,  esteve também  relacionada com a discussão de diversos projetos em avaliação de risco, em desenvolvimento na ASAE, bem como o papel da ASAE no concelho consultivo e pontos de contacto da EFSA em Portugal.

A tarde incidiu sobre o Setor dos Vinhos, sendo o debate moderado pelo Subdiretor da RTP Internacional, Dr. Luís Costa, estando a ASAE representada pelo Senhor Inspetor-Geral, Dr. Pedro Portugal Gaspar. Para esta mesa redonda foram convidados os responsáveis por diversas entidades com intervenção no setor, Eng. Frederico Falcão, Presidente do IVV, Dr. Manuel Cabral, Presidente do IVDP, Prof. Doutor Arlindo Cunha, Presidente da CVR do Dão, Dra. Ana Isabel Alves, Secretária Geral da ACIBEV, Eng. Manuel Pinheiro, Presidente da ANDOVI e Dra. Isabel Marrana, Diretora Executiva da AEVP, tendo a plateia assistido a uma discussão aberta e muito profícua sobre o estado atual deste setor e das perspetivas de futuro.

 

 
Sessão Comemorativa 10º Aniversário da ASAE


 

A Sessão de Encerramento, que contou com a presença da maioria dos Presidentes de Câmara onde a ASAE tem instalações, foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, que, no seu discurso, destacou a importância da missão da ASAE, tendo-lhe sido oferecido, pelo Senhor Inspetor-Geral, uma placa com o Brasão desta Autoridade, agradecendo, desta forma, a oportunidade de comemorar, naquela cidade, a passagem dos 10 anos de atividade da ASAE.

 

Ver mais

 

ASAEnews nº 92 - dezembro 2015

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66