Home
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIN
Logo ASAE
LogoMinEconomia e Mar
Orgão Polícia

Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas


Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas

No Congresso “Administração Pública: Valor e Confiança”, organizado pelo INA (Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas), no passado dia 12 de novembro, foram divulgadas as candidaturas apresentadas no âmbito da iniciativa “Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas”, lançada em abril por aquele organismo, e no qual a ASAE participou com os projetos “A CRIAÇÃO DA REDE NACIONAL DE DORMITÓRIOS - MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE (EXAMES MÉDICOS E MEDIÇÕES DE AMIANTO)”, na categoria GERIR A MUDANÇA “FORMAÇÃO/TIRO POLICIAL E CRIAÇÃO DE BOLSA DE FORMADORES” na categoria DESENVOLVER A CONFIANÇA.

Esta iniciativa do INA,  inédita, estrutural e estruturante, de carácter intemporal, visou divulgar o que de bem feito existe na Administração Publica no que respeita diretamente às pessoas e à sua valorização,  tendo sido apresentadas 121 boas práticas, por 55 organismos, de norte e sul de Portugal Continental e Regiões Autónomas, repartidas por 5 categorias – Comunicação interna, Cooperação interna e entre organismos/unidades orgânicas, Liderar pessoas, Gerir a mudança, Desenvolver a confiança – procurando estimular o discernimento das boas práticas sob diferentes ângulos de valorização das pessoas.

Nos termos do Regulamento do showcasing, o conceito de “valorização das pessoas” traduz-se no Reconhecimento da centralidade do fator-pessoas na organização e portanto da indispensável implementação de práticas que promovam a responsabilidade pessoal e das equipas, mas também as diferentes formas de motivação humana (intrínseca, extrínseca e transcendente), para além de níveis adequados de autonomia das atitudes e dos comportamentos, tudo no sentido de criar nas pessoas o sentimento de realização e satisfação profissional e de garantir desempenhos profissionais alinhados com a missão e os objetivos específicos da organização.

Para além da exposição das candidaturas que ocorreu no dia do Congresso, o INA tem disponível no site a Brochura relativa à mostra de Boas Práticas, na qual podem ser consultadas as candidaturas apresentadas pela ASAE nas CATEGORIAS:

 
Clique para ver maior




2.4.  GERIR A MUDANÇA - A CRIAÇÃO DA REDE NACIONAL DE DORMITÓRIOS - MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE (EXAMES MÉDICOS E MEDIÇÕES DE AMIANTO).


Ver Certificado


 
Clique para ver maior


 

2.5.  FORMAÇÃO/TIRO POLICIAL E CRIAÇÃO DE BOLSA DE FORMADORES.


Ver Certificado



Breve descrição das candidaturas

» A candidatura da ASAE na Categoria GERIR A MUDANÇA consistiu num pacote de boas práticas, a destacar:

  • Criação de 30 dormitórios nas instalações da ASAE repartidos pela sede em Lisboa, Centro de Formação de Castelo Branco e Pólo Logístico de Barcelos a fim de servir, maioritariamente, os/as inspetores/as da ASAE que se deslocam por todo o território nacional, em serviço ou para atividades formativas, estando também disponibilizados para o exercício de funções nos centros logísticos (armazéns) da ASAE. O objetivo proposto  é o de permitir  aos/às trabalhadores/as deter mais tempo para o exercício contínuo das suas tarefas, menos tempo gasto em deslocações de regresso a pontos de partida e maior descanso no que respeita à área operacional, bem como reduzir custos para os/as trabalhadores/as.
  • O início da realização dos exames médicos, abrangeu 192 trabalhadores/as predominantemente inspetores, pretendendo consolidar as condições de saúde dos trabalhadores da ASAE. Ao possibilitar o encaminhamento para exames complementares, nos casos tidos como necessário, teve como resultado do ato médico a Ficha de Aptidão, comprovativo de que os trabalhadores estavam habilitados para exercer as suas funções públicas.
  • A medição das partículas de amianto, preocupação subjacente relativa às condições ambientais dos edifícios laborais, levou a que previamente a ser solicitada à ASAE a listagem dos edifícios com amianto, já esta Autoridade tinha levado a cabo a medição das partículas de fibras de amianto da totalidade das instalações com chapas de fibrocimento existentes no Porto, Mirandela, Évora e Faro, da qual se concluiu que os edifícios estavam “limpos”.

»  A segunda candidatura da ASAE, na Categoria FORMAÇÃO/TIRO POLICIAL E CRIAÇÃO DE BOLSA DE FORMADORES surge numa uma ótica de mudança de abordagem formativa, traduziu-se na aquisição de competências por parte de inspetores da ASAE como formadores especificamente na área do tiro policial, por frequência do curso de formação de formadores de tiro ministrado por entidade pública competente, que levou à criação de uma bolsa de 14 formadores internos de tiro. Permitiu deste modo à ASAE adquirir autonomia numa área formativa específica como é o caso do tiro, uma vez que anteriormente se recorria a outras forças policiais como entidades formadoras. Consequentemente, esta medida permitiu potenciar recursos humanos, promover a coesão entre inspetores e dirigentes da área inspetiva, bem como racionalizar custos da ASAE.

 

 
Brochura - Candidaturas INA-Showcasing-Boas-Práticas-2015

 

Consulte a Brochura - Candidaturas INA-Showcasing-Boas-Práticas-2015

Após a leitura da brochura do "Showcasing", o INA lança um desafio convidando os interessados a selecionar a(s) boa(s) prática(s) que pretendam conhecer com mais detalhe.

Para tal, deverão preencher um (formulário) especificando qual/quais os projetos do vosso maior interesse. Após a receção dos formulários, caberá ao INA promover uma apresentação das boas práticas selecionadas que contará com a participação da equipa que pensou e implementou os respetivos projetos.

O preenchimento do formulário deverá ter lugar até ao dia 18 de dezembro.





ASAEnews nº 92 - dezembro 2015

 
  • Denúncias
  • BCFT –  Comunicações e Registos
  • Processos de Contraordenação
  • Livro de Reclamações
  • Reg 2019/1020 + Medidas Restritivas
  • Asae Topics in Other Languages
  • Perguntas Frequentes
  • Fraude Alimentar
  • PROJETOS COMPETE 2020
  • Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)
  • EEPLIANT 2
66